NOTÍCIAS

Voltar

Secretário explica obras no Oitis, na Vila Dignidade e no Assentamento Monte Alegre

18 de abril de 2018


O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, João Bernal, falou na segunda-feira (16), no programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, sobre algumas das várias realizações de sua pasta em Araraquara.

Como é o caso das obras no Residencial dos Oitis, no Jardim Iguatemi, para reverter as erosões na base de uma parte dos blocos dos prédios, visando conter infiltração e afundamento do solo.

Segundo Bernal, as obras tiveram início após autorização do prefeito Edinho, visando atender a população dos Oitis, mesmo o conjunto habitacional sendo de responsabilidade da Caixa Econômica Federal.

“Estamos fazendo as obras de aterro e consertando as calçadas. O Daae [Departamento Autônomo de Água e Esgotos] irá realizar obras na rede de esgoto, que também apresentaram problemas”, disse o secretário.

Vale ressaltar que o prefeito Edinho esteve na sexta-feira (13) no Residencial dos Oitis, junto com Bernal, comunicando que a responsabilidade pelo condomínio é da CEF e da empresa que construiu os prédios, inaugurados em 2011. Porém, diante da demora por uma resposta, a Prefeitura resolveu iniciar os reparos.

Monte Alegre

Em relação às obras de recuperação da ponte do Assentamento Monte Alegre, Bernal explicou ter havido um rompimento de barragem que derrubou uma das pontes do Ribeirão Monte Alegre.

Também será preciso recuperar uma ponte no Córrego das Queijeiras, que fica próximo ao Ribeirão Monte Alegre e também corta o assentamento.

“Fomos atrás de recursos junto ao Estado e, após de algum tempo de espera, conseguimos a verba. Já licitamos e uma empresa de Jaú ganhou a obra da barragem e uma empresa de Motuca, as obras de construção das cabeceiras, para a reposição das duas pontes.”

Segundo João Bernal, o problema surgiu em 2016 e, até agora, com o desvio do ônibus escolar, um percurso de dez minutos leva uma hora para ser feito. “Acredito que em 40 dias as cabeceiras deverão estar reposicionadas”, projetou.

Vila Dignidade

Sobre a Vila Dignidade, do bairro Cecap, que abriga idosos em situação de vulnerabilidade social, trata-se de uma obra licitada, construída e entregue pelo Estado. A Prefeitura apenas administra o atendimento aos moradores, atuando com psicólogos e terapeutas, entre outros serviços.

“São problemas decorrentes durante a execução das obras da Vila Dignidade. As casas foram construídas no mesmo nível do piso externo e, com isso, a água das chuvas está entrando nas casas. Também existe rampa fora da norma de acessibilidade, banheiros construídos fora de ordem e piso cerâmico soltando, num local em que moram cadeirantes”, afirmou.

Em visita ao local com Edinho, ficou definido que a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos irá elaborar um laudo para o prefeito encaminhar a quem é de direito. “Porque é um trabalho muito grande que tem que ser feito”, resumiu.

Canal Direto

O programa “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 18h30, pela TV Web Participativa, na página oficial do Facebook da Prefeitura de Araraquara.

Este programa também é retransmitido diariamente, ao meio-dia, pela Rádio Web Participativa, sintonizada pelo site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br/radioparticipativa) ou através do player disponibilizado na capa do site.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis