NOTÍCIAS

Voltar

Segurança Pública faz balanço das ações no ano

19 de setembro de 2017


Balanço dos primeiros sete meses apresentado pela Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública apontam números das ações realizadas em Araraquara pela Defesa Civil, Guarda Municipal e setor de Fiscalização de Trânsito e Transporte.

 

No total, foram registradas nesse período 377 ações da Defesa Civil, 11.593 ações da Guarda Municipal e 20.304 ações do setor de Trânsito, num total de 32.638 operações.

O trabalho das equipes destes três setores da Secretaria envolve uma série de ações rotineiras pela cidade, como ronda em estabelecimentos escolares, vistoria sobre imóveis ou casos envolvendo arborização e atendimento a ocorrências de trânsito, entre várias outras situações.

As atividades da Guarda Municipal, por exemplo, contabilizam em oito meses 10.024 rondas em próprios públicos – prédios, escolas e praças públicas -, 188 apreensões relacionadas a linhas com cerol e 16 ocorrências de veículos abandonados em via pública.

Com relação à Defesa Civil, as 377 ações de janeiro a agosto deste ano são relativas a ocorrências de alagamentos com ruptura de solo e asfalto, incêndios e queimadas, além de vistoria, remoção e outros procedimentos envolvendo abelhas ou insetos não identificados.

E das mais de 20,3 mil ações do setor de Fiscalização de Trânsito e Transporte em oito meses, foram 11.600 patrulhamento, 2.115 atendimentos a ocorrências de trânsito e 817 em entradas e saídas de escolas, entre outros registros.

Vale destacar que desde janeiro de 2017, de acordo com nova legislação municipal, cabe à Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública a ordenação e fiscalização do trânsito em Araraquara.

“Fiscalização e prevenção de acidentes de trânsito, prevenção criminal nas praças e escolas da rede municipal, realização de programa educativo nas escolas e atendimentos a eventos emergenciais caracterizam as ações desenvolvidas pela Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, por isso é importante a divulgação do balanço das atividades realizadas, consolidando a percepção e o reconhecimento do importante papel desempenhado junto à comunidade, sobretudo no aspecto preventivo”, disse o secretário João Alberto Nogueira Júnior.

 

Prevenção

Em entrevista ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, na segunda-feira (18), via TV Web, na página do Facebook da Prefeitura de Araraquara, o agente da Defesa Civil, Reginaldo Bolato, explicou as atribuições da instituição no município.

Além do trabalho de prevenção de desastres naturais, como fortes chuvas que provocam inundações, alagamentos e queda de árvores e de raios, a Defesa Civil também ministra palestras na rede escolar e empresas orientando sobre como agir nessas situações.

A Defesa Civil também faz mapeamentos das regiões mais atingidas por queimadas urbanas em Araraquara e auxilia o Corpo de Bombeiros e o setor ambiental do Daae em casos de propagação de incêndios, inclusive na zona rural.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis