NOTÍCIAS

Voltar

‘Selo dos Correios eterniza os 200 anos de Araraquara’, afirma Edinho

23 de agosto de 2017


“O selo dos Correios eterniza os 200 anos de Araraquara”, afirmou o prefeito Edinho durante a cerimônia de lançamento do selo, na tarde de terça-feira (22), dia do aniversário da cidade, no pavilhão da Facira (Feira Agrocomercial e Industrial da Região de Araraquara).

O evento contou com presença do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e do presidente dos Correios, Guilherme Campos.

“É um momento de muita alegria para todos nós. É claro que temos problemas a serem superados, mas é importante reconhecer tudo de bom que nossa cidade construiu. Os Correios deram a oportunidade de a cidade eternizar todo o esforço de um povo em um símbolo”, disse o prefeito, que agradeceu a Kassab e aos Correios “pela forma carinhosa com que trataram Araraquara”.

O ministro disse estar muito feliz por estar em Araraquara em uma data tão festiva. “Araraquara tem motivos para festejar. Tem um povo querido, generoso, acolhedor. Com esse selo, vamos mostrar para Araraquara o quanto ela é querida”, afirmou.

Kassab ainda antecipou que Araraquara será uma das primeiras cidades do Brasil a participar de um novo sistema de banda larga, que utiliza satélite, com objetivo de atender áreas como a Saúde e a Educação.

Segundo o presidente dos Correios, o selo fará parte do Arquivo Filatélico da empresa. “Qualquer pessoa no mundo poderá receber esse selo dos 200 anos de Araraquara”, lembrou Guilherme Campos.

Já o vereador Tenente Santana (PMDB) disse estar muito feliz por representar a Câmara na solenidade. “É um selo importantíssimo, que vai levar o nome de Araraquara Brasil afora. E a Câmara está presente neste momento histórico.”

Ainda participaram da solenidade o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto; o presidente do Comitê Araraquara 200 Anos, Manoel de Araújo Sobrinho; a deputada estadual Márcia Lia (PT); os vereadores Lucas Grecco (PSB), Paulo Landim (PT), Roger Mendes (PP), Thainara Faria (PT) e Toninho do Mel (PT), além do autor da imagem que estampa o selo, o fotógrafo Guilherme Bonini. A carteira Kátia Alves Rocha representou todos os funcionários dos Correios.

 

O selo

O selo comemorativo é composto pela foto de Guilherme Bonini (da Rua Voluntários da Pátria, a Rua 5) e pela marca dos 200 Anos de Araraquara, de autoria do designer gráfico Eduardo Rodrigues da Silva, ambos vencedores do Concurso “Araraquara 200 Anos”.

A tiragem será de 180 mil unidades. O bicentenário de Araraquara integra uma seleta lista de 17 selos especiais que os Correios irão lançar neste ano.

A imagem do selo destaca a Rua 5, conhecida como Boulevard dos Oitis, um dos raros espaços públicos de Araraquara que conservam características expressivas do seu desenho original. Os oitis, trazidos do Rio de Janeiro em 1911, formam um túnel verde no ‘coração’ da cidade.

A foto e a marca foram escolhidas por meio de concurso organizado pelo Comitê Araraquara 200 Anos, dentro do conceito “Cidade Solidária e Participativa”.

Na primeira etapa, uma comissão julgadora avaliou todo o material enviado pela população e selecionou os três finalistas de cada categoria, sem ter conhecimento sobre a identidade dos autores. Foram analisadas 35 propostas de logo e 34 fotografias.

Depois, 5,6 mil pessoas participaram da votação online e elegeram a fotografia e a marca vencedora. O resultado do concurso foi divulgado no dia 30 de março.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis