NOTÍCIAS

Voltar

Selo especial dos 200 anos será lançado pelos Correios nesta terça (22)

21 de agosto de 2017


O selo especial em comemoração aos 200 anos de Araraquara será lançado pelos Correios nesta terça-feira (22), dia do aniversário da cidade, às 16h, no estande da Prefeitura na Facira (Feira Agrocomercial e Industrial da Região de Araraquara).

O selo compõe a Programação Filatélica 2017 dos Correios e é composto pela foto de Guilherme Bonini e pela marca dos 200 Anos de Araraquara, de autoria do designer gráfico Eduardo Rodrigues da Silva, ambos vencedores do Concurso “Araraquara 200 Anos”.

O evento de lançamento terá presença do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e do presidente dos Correios, Guilherme Campos.

A tiragem será de 180 mil unidades. O bicentenário de Araraquara integra uma seleta lista de 17 selos especiais que os Correios irão lançar neste ano.

A imagem do selo destaca a Rua Voluntários da Pátria, a Rua 5, conhecida como Boulevard dos Oitis. O local é um dos raros espaços públicos de Araraquara que conservam características expressivas do seu desenho original.

Pavimentada nos primeiros anos do século XX, a Rua 5 conserva os paralelepípedos do leito carroçável. Cerca de 40% das calçadas da via são revestidas por arenito rosa em formatos irregulares, com vestígios paleontológicos oriundos da região. Os oitis, trazidos do Rio de Janeiro em 1911, formam um túnel verde no ‘coração’ da cidade.

Protegida por lei municipal, a Rua 5 é uma forte referência afetiva da população local, já tendo se firmado como atrativo para os visitantes de Araraquara.

 

A escolha

A foto e a marca foram escolhidas por meio de concurso organizado pelo Comitê Araraquara 200 Anos, dentro do conceito “Cidade Solidária e Participativa”.

A logo vencedora está sendo utilizada em todos os eventos comemorativos do aniversário de Araraquara e no material de divulgação alusivo aos 200 anos, enquanto a fotografia escolhida compõe a Programação Filatélica 2017 dos Correios.

Na primeira etapa, uma comissão julgadora avaliou todo o material enviado pela população e selecionou os três finalistas de cada categoria, sem ter conhecimento sobre a identidade dos autores. Foram analisadas 35 propostas de logo e 34 fotografias.

Depois, 5,6 mil pessoas participaram da votação online e elegeram a fotografia e a marca vencedora. O resultado do concurso foi divulgado no dia 30 de março.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis