NOTÍCIAS

Voltar

Semana “Saúde do Trabalhador” terá palestra sobre primeiros socorros nesta quinta-feira (3)

3 de maio de 2018


O tenente Braz Rodrigues, do Corpo de Bombeiros de Araraquara, apresenta nesta quinta-feira (3), às 9h, no Centro Internacional de Convenção​, uma​ palestra sobre ​noções de primeiros-socorros.​ O evento integra a Semana Saúde do Trabalhador, organizada pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Prefeitura.​

 

​Logo após essa palestra, às 10h30, o advogado Glindon Ferrite e a enfermeira do Trabalho e Saúde Pública Joanita Benincasa abordarão o tema ​”​Alcoolismo: Vício ou doença?​”.​ ​As duas palestras são abertas à população.

 ​Nesta quarta-feira (2), durante a abertura d​a Semana Saúde do Trabalhador, o secretário municipal de Gestão e Finanças, Donizete Simioni​,​ ressaltou o resgate da atual gestão em valorizar a prevenção e conscientização do trabalhador​,​ com a promoção da Semana Interna de Prevenção de Acidente​s​ do Trabalho (Sipat).

 “Em 2001, na primeira gestão do prefeito Edinho, promovemos ​a primeira Sipat e conseguimos reduzir os índices de acidentes, principalmente no Centralizado, com a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual e campanhas de conscientização junto aos servidores”, afirmou.

 Apesar das dificuldades financeiras que a Prefeitura enfrenta no momento, Simioni enalteceu os novos rumos que a equipe de Recursos Humanos vem implantando no acolhimento, orientações e valorização dos servidores.

 A ​coordenadora de Recursos Humanos, Flávia Dótoli, destacou a ​necessidade da prevenção à saúde dos servidores durante a rotina de trabalho. “Nosso objetivo é sensibilizar os servidores quanto ​à importância dos cuidados com a saúde e que multipliquem a Semana Saúde nos locais de trabalho”, disse.

 Segundo o presidente da ​Cipa (​Comissão Interna de Prevenção de Acidentes​), Ivo Carpini Martinez, em média, ​são​ registra​dos​ 16 acidentes por mês envolvendo servidores durante o percurso e ida e volta do trabalho, sendo 40% com motos. A Prefeitura tem quase 6 mil servidores ativos.

 ​Após a mesa de abertura do evento, a enfermeira Mariana Cristina Câmara, da Vigilância Epidemiológica, ​também ​abordou a importância sobre a imunização ​contra doenças em​ ​crianças e ​adultos e explicou em detalhes as vacinas necessárias em âmbito local e para viagens internacionais.​​

​​Programação

 ​Além das duas palestras desta quinta-feira, a ​Semana Saúde do Trabalhador prossegu​e na sexta (4) com duas palestras no período da manhã. A primeira, às 9h, ​com o ginecologista ​Eduardo ​Venerando da Silva ​(​”​Cânceres ​Ginecológicos​”)​, e a segunda, às 10h, ​com a médica Ana Paula Urdiales Garcia ​(Síndr​o​me de Burnout​)​.

O especialista em Previdência Hilário Bocchi encerra a Semana ​Saúde ​na terça-feira (8), às 9h,​ com palestra sobre o tema ​”​Direito adquirido, benefícios acidentários e reforma da Previdência​”.​

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis