NOTÍCIAS

Voltar

Serviço de Inspeção Municipal fomenta o desenvolvimento econômico, diz Edinho

6 de junho de 2018


 

O prefeito Edinho destacou nesta quarta-feira (6), no Sindicato Rural de Araraquara, que o fortalecimento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Produtos de Origem Animal é um avanço muito importante por parte da Prefeitura.

Uma nova legislação está sendo finalizada (e será enviada à Câmara Municipal) e irá modernizar o SIM, que será transferido da Secretaria de Saúde para a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, por meio da Coordenadoria de Agricultura.

Além disso, uma série de adequações ser​á feita para que o SIM consiga adesão ao SISBI-POA (Serviço Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), o que viabilizaria às empresas cadastradas no SIM que seus produtos sejam vendidos em todo o País, ampliando o mercado.

“O SIM garante, por meio do selo, a qualidade dos alimentos e evita o comércio clandestino de produtos que podem trazer risco à saúde pública. Ele é um instrumento de fomento ao desenvolvimento econômico e um estímulo à produção rural de aves, ovos, queijos, pães, doces e outros alimentos”, afirmou o prefeito.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, destaca que as mudanças representam um avanço na saúde pública e na economia. “Acreditamos que novas empresas poderão ser atraídas e instalarem suas indústrias no município”, analisa Damiano.

A coordenadora de Agricultura, Silvani Silva, reforçou os benefícios para os produtores rurais. “É dia de celebrarmos essa conquista. Que a gente possa vender os nossos produtos de origem animal. Temos que fazer o SIM ser mais eficiente.”

Representando a secretaria de Saúde, a coordenadora da Vigilância em Saúde, Joice Nogueira, também ressaltou as melhorias do novo projeto de lei. “Com a gente tendo uma lei própria, isso vai facilitar para que os produtores locais tenham o SIM, gerando mais renda e melhorando a qualidade dos produtos”, disse.

Ivan Moura Lapera, médico veterinário e integrante do SIM, apresentou detalhes da nova proposta de legislação. “O projeto de lei é um grande avanço”, resumiu. O diretor-secretário do Sindicato Rural, Marcelo Benedette, parabenizou a Prefeitura pela iniciativa e colocou a entidade à disposição.

Ainda participaram do evento o coordenador de Segurança Alimentar, Marcelo Mazeta; a gerente de Comércio, Turismo e Prestação de Serviços, Ana Lúcia de Oliveira; além de representantes de associações e entidades ligadas a produtores rurais.

Sobre o SIM

O SIM de Araraquara foi criado em 1995 e vinha sendo executado por uma equipe de veterinários e técnicos da Vigilância Sanitária. A partir da aprovação da lei, a equipe será formada, inicialmente, por um médico veterinário, um fiscal sanitário (técnico agrícola) e um auxiliar administrativo, e deverá ser ampliada conforme necessidade do órgão.

A alteração da Lei do SIM está sendo feita para atualizar o regramento da inspeção municipal e adequá-lo às exigências da legislação sanitária federal, que determina que esse serviço seja vinculado à pasta da Agricultura.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis