NOTÍCIAS

Voltar

SESA completa 70 anos

1 de setembro de 2017


O Serviço Especial de Saúde de Araraquara – SESA, criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 1947, completou 70 anos. O espaço foi decorado para celebrar a data e recebeu uma exposição fotográfica com fotos antigas, além de banners com fotos atuais.

O SESA foi criado para exercer, dentro dos limites do município de Araraquara, as funções de Unidade Sanitária, simultaneamente com as de Centro de Aprendizado da Faculdade de Saúde Pública da USP. Depois foi transferido para a Universidade de São Paulo, como Instituto Complementar, pela Lei 4846, de 04/09/1958, estando subordinado diretamente à Faculdade de Saúde Pública e, assim, consolidou-se como campo de estágio aos alunos do curso de Saúde Pública.

Até 1983, o SESA era o único serviço de saúde do município de Araraquara responsável pelo atendimento de toda a população.  A partir de 1983, com a instalação de unidades de saúde nos bairros, pela Prefeitura Municipal, gradativamente, as unidades do SESA localizadas na Vila Xavier, Motuca e Gavião Peixoto foram municipalizadas, permanecendo somente a unidade central.

Essa nova realidade em termos de organização dos serviços de saúde possibilitou, a busca do serviço, por ações mais específicas e inovadoras na área de vigilância epidemiológica, área na qual os novos centros municipais ainda não dispunham de suporte técnico de recursos humanos, e que este serviço, pelo fato de ser um centro de saúde escola já dispunha há algum tempo.

 Atendimento – Entre os objetivos do SESA, destacam-se prestar acolhimento e atendimento médico e psicológico as vítimas de violência domestica e sexual. As atividades desenvolvidas implicam: acolhimento da demanda espontânea, assistência médica, orientação psicológica individual e familiar, acompanhamento e encaminhamentos para assistência especializada na rede ou para ONGs especializadas dependendo das necessidades de cada caso, discussões em equipe. Também, a equipe realiza atendimento para situações de violência doméstica e violência sexual e contracepção de emergência.

Para o atendimento, deve-se procurar o serviço munido de documento de identificação e cartão SUS. O serviço atende adolescentes, adultos e idosos de ambos os sexos, residentes na região de Araraquara, com uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, técnicos/auxiliares de enfermagem, psicólogos, entre outros.

Sob a direção de Dr. Walter Figueiredo, o SESA Araraquara está localizado à Rua Itália, 1617, no Centro de Araraquara (na esquina da Praça Pedro de Toledo).

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis