NOTÍCIAS

Voltar

‘Setembro Verde’ define ações envolvendo pessoas com deficiência

6 de setembro de 2017


A pré-Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência será realizada pela Prefeitura em Araraquara no dia 21 de setembro, instituído por lei como o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência.

 

Neste dia, serão debatidas várias propostas de melhorias para essa área das políticas públicas que, posteriormente, serão apresentadas na Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, em 24 de novembro. Os locais da pré e da Conferência estão sendo definidos.

Ao longo deste mês de setembro, também, a Apae Araraquara realizará uma série de ações sobre a importância da inclusão social da pessoa com deficiência na comunidade. “É preciso que haja a inclusão em todos os sentidos, inclusive o intelectual”, afirma a diretora e técnica-pedagógica da Apae, Adriana Biasiolo.

Atividades culturais, jantar com empresários ‘apaexonados’, o projeto Setembro Verde apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Roger Mendes, a realização dos Jogos Cooperativos e o passeio ciclístico são as principais ações da instituição em Araraquara este mês, com apoio da Prefeitura.

A assessora de Políticas para Pessoa com Deficiência (ligada à Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular), Elisa dos Santos Rodrigues, também ressalta a importância do Setembro Verde e da pré-Conferência, no próximo dia 21, além da Conferência Municipal de novembro na cidade.

“É um mês de conscientização tanto das pessoas com deficiência, já que muitas ainda não conhecem todos os seus direitos, quanto das pessoas que têm algum preconceito” afirma Elisa, que também destaca as ações da Apae pela inclusão social.

 

Demandas

Vale destacar que desde o início deste ano, a Assessoria Especial de Políticas para Pessoa com Deficiência funciona no andar térreo do Paço Municipal, nos guichês 19 e 20, para encaminhar as demandas do setor às várias secretarias municipais. Elisa dos Santos ressalta que o IBGE estima que cerca de 40 mil pessoas apresentam algum tipo de deficiência em Araraquara, conforme dados de 2010.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis