NOTÍCIAS

Voltar

Sipat abordará biossegurança e animais peçonhentos nesta quinta

29 de novembro de 2017


A Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) municipal com apoio da Secretaria de Gestão e Finanças, prosseguirá nesta quinta-feira (30) com as palestras Biossegurança e Animais Peçonhentos, às 9h e 10h30, respectivamente, no Centro Internacional de Convenção, no Jardim Primavera.

 

Iniciada na terça-feira (28) com participação do prefeito Edinho Silva e do secretário de Gestão e Finanças, Donizete Simioni, a Sipat irá até sexta-feira (1º) e é aberta ao público. Nos dois primeiros dias cerca de 150 servidores participaram das palestras.

 “Temos representantes de todas as Secretarias Municipais na Sipat, que além da prevenção de acidentes visa também a promoção da saúde e a integridade do trabalhador”, enfatiza o diretor de divisão Paulo Dimas Cezar.

 De acordo com o presidente da CIPA, Ivo Carpini Martinez, “a adesão dos servidores é importante como fator de multiplicação dos conteúdos das palestras que abrangem a proteção do trabalhador, o bem estar e colabora na melhoria no ambiente de trabalho”, destaca.

 Integrante eleita da CIPA, a agente administrativa Aldanir Costa menciona que “a atualização ocorre em todas as áreas e a Sipat é uma oportunidade de ampliar o conhecimento e compartilhar com os demais companheiros de trabalho”, resume.

Prevenção ao HIV e ao suicídio

 A gerente municipal de programa IST/HIV/HV, Mara Silvia Caloni, durante a primeira palestra dessa quarta-feira (29), abordou a diferença entre HIV e AIDS; a necessidade do diálogo aberto entre parceiros; a importância dos testes rápidos que agilizam o encaminhamento para início de tratamento e a profilaxia pós-exposição sexual.

 Em seguida, na segunda palestra, o psicólogo João Paulo do Prado Rodrigues expôs o painel Reflexões sobre o suicídio. Durante uma hora e meia, Rodrigues interagiu com os participantes e reforçou os pilares da vida; família, saúde emocional e física, trabalho e lazer. As crises previsíveis na adolescência, velhice, perdas afetivas e perdas financeiras também foram expostas pelo psicólogo.

 Ao final, Rodrigues citou os pilares da vida e a arte (cinema, música, poesia e pintura) como aliados da prevenção ao suicídio.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis