NOTÍCIAS

Voltar

SME realiza premiação dos estudantes classificados na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

15 de dezembro de 2017


A Secretaria Municipal de Educação realizou na tarde de quinta-feira (14) uma cerimônia para homenagear e premiar os estudantes que se destacaram na 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

 A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em território nacional e tem por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins; difundir os conhecimentos básicos; mobilizar diversos segmentos da sociedade na promoção da ciência. Participaram do evento os 50 alunos classificados, além de representantes das escolas e familiares.

 

A Secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos, ressaltou a importância da ciência para a sociedade e sua presença desde os primórdios da humanidade. Também destacou que a escola pública brasileira, historicamente, apresenta um déficit no ensino da ciência, como Física, Matemática, Química; e do quanto a produção do conhecimento científico pode contribuir para o desenvolvimento e a soberania do país. É preciso reconhecer e ocupar o espaço científico no Brasil.

 Os estudantes e professores receberam o certificado. Os estudantes receberam ainda a medalha nas categorias ouro, prata e bronze, além de uma bússola.

 De acordo com a professora de Ciências, Renata Bordinhon, da Emef Rafael Medina, o estudo da Astronomia desperta um grande interesse nos alunos. “A astronomia abrange também a física, geografia, matemática e química, e os alunos adoram o tema”, contou Bordinhon.

 A aluna Vitória Lorayne, de 9 anos, da EMEF “Altamira A. Mantese”, acertou as questões sobre os planetas e conquistou a medalha de ouro neste ano. “Minha professora e a orientadora me ajudaram a responder o questionário. Agora, quero pesquisar mais o universo”, contou Vitória.

 Outra vencedora da medalha de ouro, Thuany Luiza Cardoso, 10, da EMEF “Rafael de Medina”, destacou o interesse pelo estudo do universo. “Muito legal e interessante”, enfatizou.

 Vale destacar que os 50 alunos premiados pertencem às escolas municipais “Olga Ferreira Campos” (Jardim Universal), “Luiz Roberto Salinas Fortes” (Paraíso), “José Roberto Pádua de Camargo” (Jardim Dom Pedro I), “Rafael de Medina” (Martinez), “Altamira A. Mantese” (Selmi Dei), “Ricardo Caramuru de Castro Monteiro” (Vale do Sol) e “Henrique Scabello” (Hortênsias).

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis