NOTÍCIAS

Voltar

Sobre o Selo Município VerdeAzul, a Prefeitura de Araraquara informa que:

13 de dezembro de 2017


1) a queda na classificação é histórica e já ocorre desde 2014, conforme mostra o gráfico abaixo.

 

2) no início da atual gestão, a Secretaria do Meio Ambiente e outras seis Pastas foram extintas, além dos cargos de Subprefeitos da Vila Xavier e Bueno de Andrade, num grande esforço de redução de custos e redução do endividamento da Prefeitura. Foram, ao todo, 140 cargos comissionados extintos.

 3) a gestão do Meio Ambiente jamais deixou de existir. Ela foi para o DAAE (Departamento Autônomo de Água e Esgotos) por acreditarmos que o modelo correto de gestão é o do saneamento ambiental, adotado hoje no mundo todo. Portanto, consideramos ser impossível fazer gestão ambiental desassociada da gestão dos resíduos sólidos, da água, do esgoto, dos mananciais, das matas ciliares e etc. Unificar essa gestão está correto. Araraquara está em sintonia com o que tem de mais moderno no mundo.

 4) reconhecemos as dificuldades enfrentadas hoje na cidade em relação ao destino final dos resíduos da construção civil. Sabemos que precisamos aprimorar o nosso sistema de reciclagem de resíduos sólidos, melhorando as condições de funcionamento dos parceiros nessa importante tarefa. Reconhecemos a precarização da Estação de Tratamento de Esgoto devido a falta de manutenção por anos. Reconhecemos a precarização dos nossos mananciais, como por exemplo, a represa municipal das Cruzes que se encontra totalmente assoreada. Também reconhecemos a necessidade de aprimorarmos o nosso sistema de fiscalização na área ambiental no município.

 Da mesma forma que estamos superando outros problemas do município, esses mencionados, herdados e que são graves, também serão superados com muito trabalho e determinação.

 A nossa cidade, com a conscientização ambiental do nosso povo, com muito trabalho por parte da atual gestão, irá superar as dificuldades e, em breve, voltará a ser exemplo de saneamento ambiental para o estado de São Paulo e para o Brasil.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis