NOTÍCIAS

Voltar

Solenidade marca dez anos do Banco Municipal de Alimentos

24 de julho de 2017


Inaugurado em julho de 2007, pelo prefeito Edinho, dentro do modelo, à época, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no Brasil (MDS), o Banco Municipal de Alimentos está completando dez anos de funcionamento em Araraquara.

Para marcar o aniversário da instituição, a Prefeitura realizará uma solenidade especial nesta quinta-feira (27), às 10h, na sede da Coordenadoria de Segurança Alimentar (órgão da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), na Avenida Padre Antonio Cesarino, na Vila Xavier.

Durante o evento, também haverá a posse do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsan) e entregue um veículo e novos equipamentos à Padaria Solidária, ligada à Coordenadoria de Segurança Alimentar.

Entregue no dia 21 de julho de 2007, o Banco Municipal de Alimentos desempenha, há uma década, diversas funções em Araraquara, como a operacionalização do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), via Prefeitura e MDS, junto a pequenos agricultores familiares.

Atualmente, o Banco de Alimentos atende a mais de 30 entidades socioassistenciais de Araraquara contemplando cerca de 2,5 mil pessoas nas mais diversas regiões da cidade.

Agora em julho, a Coordenadoria de Segurança Alimentar também deu início ao processamento de frutas e legumes, que facilitam e melhoram a utilização desses itens pelas entidades beneficiárias, como polpa de tomate e frutas.

 

PAA e empresas

Através do PAA, o Banco de Alimentos deverá receber este ano, de maio a dezembro, cerca de 25 toneladas por mês de alimentos (frutas, legumes e verduras) adquiridos pela Prefeitura junto a 89 agricultores familiares e assentados da reforma agrária.

O Banco também recebe produtos de empresas privadas, como Atacadão, Varejão Passarinho e Carrefour, numa média de seis toneladas de alimentos por mês, entre perecíveis e não perecíveis, que são triados, separados e reembalados, antes de entregues às entidades e programas sociais do município.

 

Melhorias

Ao longo desses dez anos, o Banco Municipal de Alimentos foi ampliado em 2011, também em convênio entre município e MDS, com novos equipamentos e cobertura metálica, entre outras melhorias.

Na solenidade desta quinta-feira, dia 27, ainda haverá a posse do novo Comsan e serão entregues um veículo utilitário e equipamentos à Padaria Solidária.

Adquiridos a partir de convênio com o MDS, esses equipamentos irão possibilitar a diversificação da produção da Padaria Solidária, além de aumentar e melhorar a produtividades de pães, hoje de aproximadamente 14 mil unidades por mês.

A Padaria foi ampliada em 2016, ano em que também obteve um veículo utilitário para o transporte de alimentos, via convênio município/MDS.

 

Núcleo

No início de 2017, o governo do prefeito Edinho implantou o Núcleo de Educação Alimentar e Nutricional. Formada por uma equipe multidisciplinar, o Núcleo desenvolve uma série de ações e oficinas, especialmente para o público atendido pelas entidades e programas sociais do município.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis