NOTÍCIAS

Voltar

Solenidade marca o Dia da Bandeira de Araraquara

30 de maio de 2018


 


O vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, representou o prefeito Edinho na solenidade do Dia da Bandeira de Araraquara, comemorado nesta quarta-feira, 30 de maio, no Marco da Bandeira (na esquina no Sesa, o Serviço Especial de Saúde de Araraquara, no Centro). O evento foi realizado em parceria da Prefeitura com o Rotary Club de Araraquara.

“É um dia importante para a história da nossa cidade. Comemorar o dia da nossa bandeira é comemorar nossos símbolos oficiais, nossa história, a identidade de Araraquara. Isso nos permite pautar a importância da preservação do nosso patrimônio e exercermos nosso patriotismo”, afirmou Damiano.

“Enquanto cidadãos, é nosso dever preservar e garantir que nossa história esteja sempre viva e que possamos manifestar nosso respeito por esse símbolo que nos representa”, complementou.

O presidente do Rotary Club de Araraquara, Cícero da Conceição Nunes, destacou a relevância da data e confessou que tem um carinho muito grande por Araraquara, mesmo não tendo nascido no município. “Eu escolhi esta cidade e amo a população araraquarense”, revelou.

Representando a Câmara, o vereador Elias Chediek (MDB) disse que a solenidade tem importância única. “É o símbolo de Araraquara. O País tem o dia da bandeira em 19 de novembro e, hoje, é o nosso dia”, relembrou.

Para o professor e historiador Rogério Tampellini, a bandeira de Araraquara representa “a nossa história, o símbolo do povo de Araraquara”.

Ainda estiveram no evento o vereador Gerson da Farmácia (MDB); o delegado da 4ª Delegacia de Serviço Militar, tenente César Velasque; José Eduardo Biffe e Nathalie dos Santos Biffe, representando o 21º Grupo Escoteiro Araraquara “José Luiz Torquato”; o diretor do Sesa, Walter Manso Figueiredo; além da Banda Regimental do 13º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), regida pelo sargento Ribeiro.

Símbolo

A identidade histórica de uma cidade passa, obrigatoriamente, pelos seus símbolos oficiais. A bandeira de Araraquara foi instituída em 30 de maio de 1974 pelo então prefeito Clodoaldo Medina, com uma reestruturação do brasão da cidade (este criado em 1962).

A lei 8.703, de 2016, de autoria do então vereador Donizete Simioni – atual secretário municipal de Gestão e Finanças –, instituiu o Dia da Bandeira de Araraquara.

A bandeira de Araraquara tem em sua composição três cores principais, que seguem o mesmo padrão do Brasão de Armas do município: o forte azul sobre o qual aparece um flamejante sol amarelo e o triângulo branco onde está inscrito o brasão do município.

O Marco da Bandeira foi revitalizado pelo Rotary Club Araraquara em 2016 e fica na esquina da Rua Itália (Rua 7) com a Avenida Portugal, no Sesa​, ao lado da Praça Pedro de Toledo​.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis