NOTÍCIAS

Voltar

Solidariedade no CER Dona Cotinha reúne gerações

21 de setembro de 2017


O projeto “Pertencendo à Araraquara”, da Secretaria Municipal da Educação, com a participação das unidades escolares da cidade, vem prestando uma série de homenagens aos 200 anos de Araraquara. O CER Dona Cotinha de Barros, no Jardim Brasil, também está nessa rede de amor com um trabalho bastante especial.

A homenagem dos alunos vem em forma de solidariedade. A ideia é alertar que “solidariedade se aprende desde cedo”. Com idade entre 2 meses e 6 anos de idade, os alunos participaram de uma campanha para a arrecadação de leite em prol da Vila Vicentina – asilo e casa de repouso para idosos, sem fins lucrativos. Foram arrecadados um total de 800 litros de leite.

E o mais bacana é que uma turma da Vila Vicentina foi pessoalmente receber a doação, o que promoveu integração entre as crianças e os funcionários da escola com os ilustres visitantes, num encontro de várias gerações. As crianças participaram de ações conjuntas com os idosos, contemplando desde a visita até a participação em atividades de teatro, dança, música e um almoço coletivo.

Foram duas visitas: uma pela manhã e a o outra à tarde. Nesses encontros, os benefícios são desfrutados por ambas as gerações, sendo uma via de mão dupla: as crianças, com o aprendizado sobre o processo natural de envelhecimento, compreendem com mais facilidade as possíveis deficiências e dificuldades dessa etapa da vida; os idosos, por sua vez, se beneficiam fisicamente, pois a atividade é um convite ao movimento, além de possibilitar a troca de conhecimento, estimulando os idosos a resgatar memórias e histórias que constituem suas identidades.

A diretora do CER, Luciana Zamai, lembra que os encontros também estimulam a criação de laços afetivos sólidos entre os participantes, resgatando o respeito com as gerações mais velhas, assim como o afeto, a amizade e o companheirismo.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis