NOTÍCIAS

Voltar

Sub-região do Yolanda escolhe Educação e Obras em plenária do OP

25 de abril de 2017


Os temas Educação e Obras e Serviços Públicos foram escolhidos como prioritários pelos moradores da sub-região do Yolanda Ópice, em plenária do OP (Orçamento Participativo) realizada no CER (Centro de Educação e Recreação) “José Pisani”, na noite de segunda-feira (24).

O encontro reuniu moradores dos seguintes bairros, que integram a sub-região 1 da região 8: Jardim Araraquara, Jardim das Paineiras, Jardim das Palmeiras, Jardim Palmares, Jardim Paulista, Jardim Portugal, Jardim Residencial Itália, Jardim Santa Júlia II e III e Yolanda Ópice. Cerca de 50 pessoas participaram da plenária e apresentaram suas reivindicações aos secretários da Prefeitura. Os bairros elegeram dez representantes.

O principal pedido em Educação é a reforma, adequação e ampliação do CER “José Pisani”. A unidade atende, atualmente, 340 crianças (200 o dia todo e 140 em meio período). Em Obras e Serviços, foram várias as sugestões: pavimentação e iluminação do Jardim Palmares, recapeamento do Jardim Residencial Itália, construção de um parque no linhão de energia e a implantação de uma ciclovia na Avenida Domingos de Nóbile.

Os moradores ainda pediram melhorias em postos de saúde, mais presença da Guarda Municipal e maior cuidado da Prefeitura com a zeladoria.

“Para a gente, o OP é lei. A gente se compromete a executar o que for decidido na plenária regional”, afirma o coordenador de Participação Popular, Alcindo Sabino, que destaca a participação ativa da associação de moradores do Yolanda Ópice no encontro.

Para o balconista Dirceu José Rigolin, de 61 anos, o OP é uma oportunidade de expor os problemas e “ficar em cima cobrando”. “Acho ótimo. Só que a gente deveria ter mais opções de voto”, diz — cada pessoa vota em apenas um tema, e os dois mais votados vão para a plenária regional.

O guarda municipal Marco Luís Paschoal, de 54 anos, avalia que “é muito mais fácil a Prefeitura ir ao povo do que o povo ir à Prefeitura”. “O OP é uma ferramenta essencial para o bem estar de uma cidade”, resume.

A diretora do CER que recebeu a plenária, Cleia Gonçalves Guimarães Ferreira, 52, também participou e votou no tema Educação. “Acho o OP muito válido. Com os secretários estando mais perto da população, ele tem um bom resultado”, diz.

 

Próximas plenárias

As próximas plenárias do OP também serão pela região 8, sempre às 19h. Nesta quarta-feira (26), pela sub 2, a plenária será na EMEF “Rafael de Medina”, no Jardim Martinez. Na quinta-feira (27), o OP vai ao CER “Maria Barcarolla Filié”, na Vila Melhado, pela sub 3.

A plenária da região 8, englobando as três sub-regiões, está marcada para 29 de junho, às 19h, na EMEF “Rafael de Medina”, no Jardim Martinez.

O cronograma completo do OP e a divisão da cidade por regiões e sub-regiões estão no site da Prefeitura: http://www.araraquara.sp.gov.br/cronograma-op2017/.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis