NOTÍCIAS

Voltar

Tem mais rock em Araraquara com Capial Fest

30 de outubro de 2017


O rock’n roll é uma realidade vivida pelos araraquarenses quando o assunto é arte, cultura e lazer. Por isso, mais um evento vem à tona a fim de reunir os roqueiros e apreciadores desta linguagem musical: é o Capial Fest 2017, que será realizado no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues, no primeiro sábado de novembro, dia 04, a partir das 18 horas, com a abertura dos portões às 17 horas.

 

Com programação gratuita, o festival – em sua primeira edição – chega com o intuito de promover e incentivar trabalhos de bandas independentes da cidade de Araraquara e, assim, resgatar a cultura do rock extremo – ritmo celebrado e que norteia os shows do evento. “O festival vem para fortalecer a cena, oferecendo oportunidade para as bandas locais mostrarem seu potencial, suas qualidades e peculiaridades”, aponta Marcelo Caraciolo Tucci, organizador do evento.

Segundo ele, houve uma perda de espaço de apresentação de bandas de rock em geral, o que dificulta as bandas extremas de terem lugares para tocarem. “Muitos bares, pubs e casas de eventos dizem que o som extremo não é apropriado para ser tocado no estabelecimento”, lamenta.

A fim de reverter a situação, já que Araraquara tem, sim, público de rock extremo, Marcelo – que é da banda Os Capial – colocou em prática a organização do 1º Capial Fest, contando com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

“Nós, gestores de Cultura, estamos entusiasmados com as diversas iniciativas independentes na área do rock’n roll em Araraquara, especialmente porque surgiram pra gente após o Araraquara Rock. Isso demonstra a importância desse tipo de fomento para formação de público na cidade”, defende a presidente da Fundart, Gabriela Palombo.

E não são apenas bandas de Araraquara que tocam no Capial Fest: há também a participação de bandas de fora. A programação apresenta: Abyssal Storm, de Catanduva (18h); S.U.C., de São Carlos (19h); as araraquarenses Prey of Chaos (20h) e Os Capial (21h); e as paulistanas Test (22h) e Lobotomia (23h).

“Trouxemos para esta edição a S.U.C., com representação feminina, e as headlines Test e Lobotomia, sem contar Abyssal Storm e Prey of Chaos do interior do Estado de São Paulo e, claro, Os Capial representando Araraquara e o nome do festival”, explica Tucci.

 

Vale lembrar que o Capial Fest tem uma página com mais informações do evento, nos Eventos do Facebook: é só curtir e acessar as publicações (facebook.com/CapialFest). O Teatro Wallace Leal está localizado à Av. Espanha, nº 485, no Centro de Araraquara.

 

Conheça as principais bandas do Capial Fest:

 

Chaos

A banda foi formada em 2008, com X (bateria), Fábio “Japa” (guitarra e vocal) e Danilo “Jarrão” (baixo). Lançou a demo “As Blood You Would Give for Your Faith?”, em 2009; e o EP “Kill Him!”, em 2013 – ano que encerrou suas atividades. Em 2016 a banda retornou e lançou a compilação “Discography”.

Em sua trajetória, que completa 10 anos em 2018, a Prey of Chaos tocou em diversas cidades do Estado de São Paulo e teve a oportunidade de dividir o palco com bandas consagradas do cenário underground nacional e internacional, além de ter tocado em festivais renomados como o Araraquara Rock e o More Gore than Before.

 

Os Capial

Formada no começo de 2014, Os Capial conta com: Marcelo, ou “Bento Chapéu de Paia Pereira”, na bateria, e Christiano, ou “Dito Paieiro da Silva”, na guitarra e vocal.

A banda de grind e death “capipira” tem no nome a homenagem às origens caipiras dos músicos, ao trabalhador braçal do campo e ao interior de São Paulo, que é originalmente agrário – e isso fica claro em suas apresentações, com o figurino “a caráter”.

A banda se apresentou em festivais e shows fora do Estado de São Paulo, dividindo palco com alguns ícones da musica extrema, como: Test, Holocasto Canibal, Ratos de Porão, Olho Seco, Necrofobia, Deus Castiga, Siege of Hate, Facada, Hutt, Plague Rage, DER e Torture Squad.

Os Capial lançou “Nossa Grindroça Querida” (2015), “Grindiagem Deatherra” e “Emboscada Caipira de Plasma” (2016).

 

Test

A Test é uma banda de grindcore, formada em 2010, por duas personalidades do underground nacional: João (ex “Are You God?”) e Barata (D.E.R.). Com mias de 500 shows no currículo, o duo Test tem turnês realizadas pela Europa, EUA, América Latina e América do Sul.

 

Lobotomia

O Lobotomia é uma banda de hardcore e crossover thrash, que marcou os anos 80 e ainda hoje é referência para muitas bandas no estilo.

A banda nasceu em 1984, tocando um som absolutamente hardcore. Na época, o movimento Punk estava em alta e diversos locais abriam suas portas para receber bandas desse estilo.

Em 2009 a banda saía do país para sua primeira tour européia, e em 2011 foram novamente. Em 2016, com o quarto álbum, “Desastre”, a Lobotomia foi aclamada pela crítica especializada e pelo fãs e o álbum rendeu uma tour de divulgação pelo Brasil e uma tour inédita para o México. Atualmente a banda já prepara material novo, uma tour pelo Sul e uma nova tour européia para 2018.

Na formação atual estão: Edu Vudoo (vocal), Guilherme Goto (guitarra), Daniel Brita (baixo) e Grego (bateria).

 

SERVIÇO:

1º Capial Fest

Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues (Av. Espanha, nº 485 – Centro de Araraquara)

Data: 04 de novembro (sábado)

Horário: a partir das 18h (abertura dos portões às 17h)

Grátis

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis