NOTÍCIAS

Voltar

‘Temos que colocar a criança e o adolescente no centro das nossas ações’, ressalta Edinho

21 de maio de 2018


Na abertura do Fórum de Debates do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em todo dia 18 de maio, o prefeito Edinho ressaltou que é necessário colocar a criança e o adolescente no centro das ações do poder público.

“Não é verdade que Araraquara não tem abuso e exploração infantil. Temos que enfrentar a realidade e colocar a criança e o adolescente no centro das nossas ações, fortalecer nossa rede de assistência cada vez mais. Que os Cras estejam em todos os territórios e trabalhem em conjunto com os órgãos municipais, articulando as políticas públicas”, disse Edinho.

O evento foi realizado pelo Creas (Centro de Referência Especializada da Assistência Social) Girassóis, na sede do Cefor (Centro Formador de Pessoal para a Saúde), no Jardim Morumbi, na sexta-feira (18). Na oportunidade, houve palestra da professora Sabrina Mazzo D’Affonseca.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Eloísa Mortatti, agradeceu a todos da rede municipal pelo trabalho e destacou a necessidade de medidas integradas. “É preciso um trabalho coletivo para melhorar essa estatística. Um combate efetivo, em rede, nesse assunto que nos toca tanto”, declarou.

Representando a Câmara, a vereadora Thainara Faria (PT) destacou a importância do evento e da lembrança da data. “É preciso engajar a sociedade na luta contra o abuso de crianças e adolescentes. Muitas vezes, esses casos não chegam até os responsáveis”, lembrou.

Já a deputada estadual Márcia Lia (PT) afirmou que os números de Araraquara preocupam, mas a realidade em outros locais é ‘inimaginável’. “Rodo muito o Estado de São Paulo pela Assembleia Legislativa e vejo como estamos aprofundando a pobreza no Brasil nos últimos dois anos. Esse debate tem que ser feito e dialogado”, disse.

A gestora do Creas Girassóis, Mônica Fernanda Favoreto da Silva, agradeceu a todos pela presença e desejou um debate de qualidade com a palestrante.

Sobre a data
O 18 de maio foi escolhido para legitimar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pois, em 1973, uma menina de oito anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seus agressores nunca foram punidos.

Desde então, devido à repercussão do caso e forte mobilização dos movimentos em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, esse dia se tornou um dia de lutas e ações para que a sociedade brasileira se manifeste contra esse tipo de violência.

Além da prevenção, o combate à violação de direitos exige que os casos sejam denunciados: isso pode ser feito de forma anônima, junto ao Conselho Tutelar, delegacias de polícia, Creas e pelo Disque Denúncia Nacional – Disque 100.

O Creas Girassóis fica na Rua Castro Alves (Rua 16), nº 3267, na Vila Santana. O atendimento é das 7h15 às 12h45 os telefones são (16) 3322-0053 e 3331-2303.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis