NOTÍCIAS

Voltar

Terça (29) é Dia da Visibilidade Lésbica

25 de agosto de 2017


No próximo dia 29 de agosto, terça-feira, será comemorado o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. Araraquara lembra a data com três ações da Assessoria de Políticas LGBT da Prefeitura de Araraquara, vinculada à Secretaria de Planejamento e Participação Popular: ação em frente ao Paço Municipal, Cine LGBT e roda de conversa. Toda a programação é gratuita.

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica tem como principal objetivo a luta pelo combate contra a lesbofobia, ou seja, o preconceito contra mulheres lésbicas. O machismo e outras formas de preconceito são os principais alvos a serem combatidos pelos movimentos que lutam pelos direitos LGBT.

Vale destacar a importância da luta por uma igualdade entre os diferentes gêneros sexuais. Por isso, o Dia da Visibilidade Lésbica destaca o papel da mulher gay que enfrenta o preconceito por ser lésbica e carrega a discriminação histórica por ser mulher (misoginia).

As atividades se iniciam com a “Ação da Visibilidade Lésbica” realizada em frente à Prefeitura e, de acordo com a assessora de Políticas LGBT, Filipe Brunelli, a Assessoria da Diversidade Sexual estará presente no Paço Municipal, com seu quiosque, realizando: cadastro de LGBTs, registro de denúncias de LGBTfobia, além de encaminhamentos necessários e da divulgação da legislação que protege os indivíduos LGBTs. “Também iremos distribuir material gráfico informativo, específico para as lésbicas”, complementa a assessora.

Também, a exibição do filme “A vovozinha que gosta de outra vovozinha” está programada para às 19 horas, na casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, dentro da programação do Cine LGBT.

O episódio produzido pela TV Brasil, em 2011, destaca a homossexualidade que aparece em idades mais avançadas. Especialistas conversam com mulheres que fizeram esta opção para entender como vivem, se relacionam e o que pensam sobre a maturidade feminina. O programa analisa esta questão através de depoimentos, matérias e reportagens na rua, sempre com muito bom humor e delicadeza. O episódio é “um tapa na cara” dos preconceituosos, inclusive dos pré-conceitos dentro da própria comunidade LGBT – o que é ótimo para mostrar que quando há amor, não tem jeito!

Por fim, das 20 às 21h, ainda na casa da Cultura, será realizada a roda de conversa “Terceira idade e as mulheres lésbicas”, com a participação de todos interessados. “Questões como o envelhecendo das mulheres homossexuais desta geração, ou se a vida delas tem se tornado mais fácil com o passar do tempo, ou se o preconceito tem realmente diminuído, são algumas das abordagens da atividade”, aponta Filipe. “Não aceitaremos mais ficar invisíveis”, defende a assessora.

Toda a programação é gratuita. A Prefeitura de Araraquara está localizada à Rua São Bento, nº 840, no Centro da cidade, enquanto a Casa da Cultura está na Rua São Bento, nº 909, também na região central.

 

 

SERVIÇO:

Dia da Visibilidade Lésbica

Data: terça-feira (29 de agosto)

 

  • Horário/ Evento / Local:

 

– 12 às 17h: ação de promoção da visibilidade lésbica – Paço Municipal (Rua São Bento, nº 840 – Centro)

– 19 às 20h: Cine LGBT “A vovozinha que gosta de outra vovozinha” – Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (Rua São Bento, nº 909 – Centro)

– 20 às 21h: Roda de conversa “Terceira idade e as mulheres lésbicas” – Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (Rua São Bento, nº 909 – Centro)

 

Programação gratuita

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis