NOTÍCIAS

Voltar

Terça-feira (19): Estação Ferroviária é palco da Semana Luís Antonio

14 de junho de 2018


 

Nesta terça-feira, 19 de junho, a programação da Semana Luís Antonio Martinez Corrêa – Festival de Teatro acontece na antiga Estação Ferroviária: às 19h30 tem “Vestidas de Preto”, com MelaMinas, e às 20 horas tem “Um Concerto Cabaret”, com Cida Moreira. A programação tem entrada franca, sem necessidade de retirada prévia de convites.

“Vestidas de Preto” reúne performance, dança, pintura corporal, música e poesia para abordar questões sobre o racismo e a maneira como essas violências atingem e marcam.

Esta “cena curta” ilustra a construção e transformação da autoestima da mulher negra diante dos diversos estímulos da sociedade racista, patriarcal e cisheteronormativa. “Como o processo de embranquecimento social, que exclui e desvaloriza identidades, estéticas, histórias e culturas ‘não-brancas’. Trata sobre descolonização dos corpos negros, em destruir a narrativa hegemônica que foi criada para ele”, apontam as intérpretes das MelaMinas, formadas por Vita Pereira, Allydi e Isabela Lima. Vestidas de Preto” conta com produção de Maria Alice Ferreira.

Depois às 20 horas é a vez da atriz, pianista e cantora Cida Moreira retornar à cena da Semana Luís Antonio. Participante de diversas edições do evento, Cida Moreira vem com “Aos que estão por vir – um concerto cabaré”.

O concerto narra histórias, por meio de crônicas. “Narrarei histórias, levando ao extremo essas imagens sonoras que são crônicas, que falam dos excluídos, dos menos afortunados, mais consciente e mágicos talvez, porque sabem do estranhamento que os consome”, aponta a artista reconhecida como a mais célebre e tradicional cantora brechtiana do Brasil.

O espetáculo emblemático, com música de cabaré filtrada pela personalidade da artista. “Cantar Brecht sempre é indispensável, pela pertinência, pela universalidade, pela estranheza e pela beleza que vem daquilo que resulta da consciência poética de todos os tempos. Vivemos tempos estranhos, difíceis, aparentemente perdidos na luta pela sobrevivência. Mas sempre será o tempo de cantar canções contundentes, sem meias palavras; pois os tempos também são cabaretianos, escancarados na dor e na beleza”, esclarece a artista. “O que importa é o país que se cria quando a Música fala mais alto, sem pudor, sem medo”, finaliza.

Sob o tema “30 anos de arte e resistência”, a Semana Luís Antonio Martinez Corrêa – Festival de Teatro chega à sua 30ª edição com uma programação que se estende até 24 de junho, com uma série de apresentações e atividades cênicas gratuitas. Realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com o apoio do Sesc Araraquara e Sesi Araraquara, a programação pode ser conferida no site da Prefeitura de Araraquara ou na página do evento no Facebook.

SERVIÇO:

Semana Luís Antonio Martinez Corrêa apresenta:

Local: Estação Ferroviária

Dia: terça-feira (19 de junho)

Programação:

19h30 – “Vestidas de Preto”, com MelaMinas

20h – “Aos que estão por vir – um concerto cabaré”, com Cida Moreira

Entrada franca

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis