NOTÍCIAS

Voltar

Tropicalismo dá ritmo ao Choro das Águas (dia 20)

17 de maio de 2018


 

Um repertório tropicalista anima o domingo (20) no Choro das Águas. O programa da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, na Praça do Daae-Fonte Luminosa, apresenta Alex Lima no show “Canção Tropicanália – Canções do Tropicalismo”, além de outras atrações. A programação é totalmente gratuita e indicada para famílias, grupos de amigos e todos interessados.

O Choro das Águas tem início às 16 horas, com a Feira de Artesanato que reúne artesãos e artistas, movimentando a economia criativa com produtos artesanais de qualidade. A ideia é estimular e incentivar as pessoas a comprarem de quem faz.

Contação de histórias, brincadeiras e atividades de arte-educação e música também integram o programa. Confira:

Contação e brincadeiras – Também às 16 horas, os contadores de histórias Tânia Gomes Mendonça e Rafael Muniz Pacchiega, do grupo Morada das Histórias, compartilham algumas narrativas de caminhos e descobertas. No conto considerado clássico As fadas”, do escritor francês Charles Perrault, a filha mais nova de uma viúva sofre constantemente com a rejeição de sua própria mãe. Obrigada a buscar água na fonte de um rio, a menina encontra uma fada e, desde então, tudo irá mudar de forma surpreendente na vida de todos daquela família.

Em “E o dente ainda doía”, da escritora brasileira Ana Terra, há a narração de uma verdadeira aventura para curar o sofrimento do bicho de boca grande. Ratos, patinhos, coelhos, tatus, sapos, toupeiras e muitos outros animais decidem ajudar um jacaré que não conseguia mais descansar ou dormir.

Por fim, “Grão de milho”, um conto popular adaptado pela escritora espanhola Olalla Gonzáles, mostra como cantar bem alto é uma estratégia de coragem para enfrentar medos e desafios.

O grupo Morada das Histórias ainda realiza atividades de arte-educação e brincadeiras com as crianças e interessados.

Alex Lima – Alex Lima (violão e voz) apresenta o show musical “Canção Tropicanália – Canções do Tropicalismo” com músicas que fizeram parte do movimento Tropicalista, proporcionando o conhecimento da importância deste movimento para a formação na cultura popular brasileira.

Acompanhado pelo guitarrista Cleber Shimu, Alex Lima – que é músico, pesquisador, poeta multimídia – interpreta o repertório de canções conhecidas (e outras nem tanto!) do movimento Tropicalista. Obras de grandes compositores e músicos, suas influências e seu legado no pós Tropicalismo dando sua contribuição para a canção de hoje.

Também haverá leitura de trechos de obras com contextos relevantes ao tema. “Um anjo torto”, de Torquato Neto e outros textos selecionados, de Gilberto Gil e Carlos Vicente, integram este conteúdo.

Alex Lima lembra que a Tropicália teve mais intensidade nos anos de 1967 e 1968. “O movimento rompeu com as imposições de certo e errado que vigoravam até então e foi totalmente vanguardista, ou seja, buscando estar a frente de seu tempo, sem medo de contestar”, aponta.

Segundo o músico, uma das principais características do Tropicalismo foi a liberdade, representada pelo sincretismo entre diferentes estilos como ponto de partida para fazer algo novo. “A Tropicália fez com que o samba se popularizasse ao mesmo tempo em que promoveu a inserção de gêneros musicais estrangeiros na cultura brasileira, como o jazz e o rock, por exemplo”.

“Nomes como Júlio Medalha, Torquato Neto, Caetano Veloso, Rogério Duprat, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé entre outros eram os protagonistas desse movimento mostraram que era possível fazer essa mistura de gêneros se algo construtivo, que diversificasse a nossa cultura sem que ela perdesse a sua essência”, aponta Alex. “Os artistas que aderiram ao movimento eram favoráveis ao diálogo entre diferentes vertentes, sem que isso se tornasse um problema”.

Gilberto Gil, Caetano Veloso, Novos Baianos, Os Mutantes, Gal Costa têm espaço garantido neste show! Toda a programação do Choro das Águas é gratuita. A Praça do Daae está localizada na Fonte Luminosa, à Av. Bento de Abreu, próxima ao Gigantão.

 

SERVIÇO:

Choro das Águas

Local: Praça do Daae-Fonte Luminosa (Av. Bento de Abreu, s/nº – próximo ao Gigantão)

Data: domingo (20 de maio)

Horários:

– 16h: Feira de Artesanato + programação infantil com o grupo “Morada das Histórias”

– 17h30: Alex Lima no show “Canção Tropicanália – Canções do Tropicalismo”

Grátis

 

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis