NOTÍCIAS

Voltar

“Uma Araraquara mais justa respeita os direitos das pessoas com deficiência”, afirma Edinho

24 de novembro de 2017


Na abertura da 1ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, na manhã desta sexta-feira (24), no Centro Internacional de Convenção, o prefeito Edinho ressaltou que “uma Araraquara mais justa respeita os direitos das pessoas com deficiência”.

 

“Eu fico muito emocionado por estar realizando uma Conferência deste tema. É uma oportunidade para as pessoas com deficiência definirem quais são as políticas públicas necessárias, dizendo ao poder público o que é importante ser feito nos próximos anos para que elas vivam com dignidade”, disse Edinho.

 Segundo o prefeito, os desafios são imensos. “O resultado desta Conferência será incluído em um Plano Municipal e enviado à Câmara. O que for tirado de propostas, nós iremos cumprir: será lei”, destacou.

 A assessora de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Elisa Santos, reafirmou a importância da Conferência, já que muitas barreiras impedem que os direitos sejam respeitados. “Somos sujeitos de direitos e não devemos calar a nossa voz”, disse.

 Para secretária de Planejamento e Participação Popular, Juliana Agatte, a Conferência é mais um momento importante de reflexão. “A gente já fez a pré-Conferência e a plenária do Orçamento Participativo específica para a pessoa com deficiência. Vamos construir um plano municipal.”

 Representando a Câmara, o vereador Roger Mendes (PP) parabenizou a Prefeitura pela “sensibilidade em dar à população a oportunidade de fazer as escolhas sobre as políticas públicas”. A deputada estadual Márcia Lia (PT) também elogiou o Executivo e reforçou a importância da discussão de questões relativas às pessoas com deficiência.

 Após a abertura, a conferência prosseguiu a programação com duas palestras: de Marcos Aurélio Ubiali, médico, professor formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e ex-presidente das Apaes do Estado de São Paulo, e de Adriana Abreu Magalhães Dias, antropóloga, mestre e doutoranda pela Universidade Estadual de Campinas.

 Também participaram do evento o presidente do Comdef (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência), César Augusto Ferreira; a coordenadora de Direitos Humanos, Maria Fernanda Luiz; o vereador Paulo Landim (PT); o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto; além de outros secretários municipais e representantes de entidades e associações.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis