NOTÍCIAS

Voltar

Universitários espanhóis acreditam no crescimento de turismo de negócios e intercâmbio

5 de maio de 2017


Os alunos Daniel González, de 25 anos, e Marc Adroehr, 27, da Universitat de Barcelona estão em fase final do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em que abordam o potencial de turismo de negócios e o intercâmbio educacional em Araraquara.  A escolha da cidade se deve ao convênio de intercâmbio da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho) local e também da estrutura da Incubadora de Empresas que apoia, incentiva e fornece o suporte necessário para o estudo. Eles estão na cidade desde fevereiro.

“É um trabalho muito importante para a cidade e também para a Incubadora que terá melhores condições para fomentar o turismo local e buscar parceiros para a continuidade do estudo além do TCC dos espanhóis”, afirma o coordenador municipal executivo da Indústria e Tecnologia, ligada à Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Heber Pereira.

De acordo com o gerente administrativo da Incubadora, Lucas Campanha, os espanhóis conheceram as dependências do Centro Internacional de Convenção e coletaram informações sobre a rede hoteleira, agenda de eventos, inclusive os jogos universitários que ocorrem na cidade desde 2006. Lucas acrescenta ainda que com as informações construídas no trabalho de conclusão de curso, a incubadora estará apta a atender empresas locais que queiram trabalhar com turismo.

 

Negócios

Segundo os universitários, o Brasil é o terceiro país que mais atrai investimentos dos espanhóis. À frente do Brasil, estão os Estados Unidos e o Reino Unido. “Um país lindo e com grandes oportunidades para os investidores espanhóis na área de finanças, construção civil, tecnologia e comunicações”, observa Marc Adroehr. Ele também acrescenta o excelente parque industrial local citando as empresas instaladas: Heineken, Hyundai Rotem, Big Dutchaman, Iesa como fator positivo para o turismo de negócios.

O Centro Internacional de Convenção e os pavilhões do Centro de Eventos de Araraquara e Região (CEAR) também fazem parte do estudo para fomento do turismo de negócios e intercâmbio educacional e cultural. “Araraquara tem plenas condições para promover feiras, seminários e congressos  e rede hoteleira para fomentar o turismo de negócios”, completa Adroehr.

 

Educação e cultura

Na visão de Daniel González, o Brasil tem um campo enorme para o turismo educacional na América Latina. “O melhor país para os jovens da América Latina aprender a Língua Portuguesa é no Brasil”.

Araraquara está bem servida em universidades e bem localizada no centro do estado e próxima da capital, sendo São Paulo uma das melhores capitas do mundo para negócios, educação e cultura, projeta González.

Os espanhóis elogiaram a organização da Copa do Mundo e das Olimpíadas, eventos ocorridos recentemente no Brasil. E também as instalações da moderna Arena da Fonte, quando assistiram o empate da Ferroviária (2 a 2) diante do São Bento, de Sorocaba, pela Copa Paulista no mês passado.

O TCC será apresentado à banca examinadora da Universitat de Barcelona em julho deste ano e os resultados da pesquisa serão apresentados e utilizados em nossa Incubadora local.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis