NOTÍCIAS

Voltar

Vacinação contra a raiva em cães e gatos continua neste sábado (1º)

29 de março de 2017


A campanha de vacinação para cães e gatos contra a raiva continua neste sábado (1º) em Araraquara. Serão montados dez postos de vacinação que funcionarão em diferentes locais da cidade das 8h às 16h30 para imunizar os animais gratuitamente.

 

Os locais de vacinação deste sábado são: Posto de Saúde do Parque São Paulo; CER Ângelo Lorenzetti, no bairro Altos de Pinheiros; EE Antônio de Oliveira Bueno Filho, no Jardim Pinheiros; Posto de Saúde do Maria Luíza; Emef Luiz Roberto Salinas Fortes, no Jardim Paraíso; EE Antônio Joaquim de Carvalho, no Centro; EE Dr. João Pires de Camargo, no Melhado; Emef Prof. Henrique Scabello, no Hortênsias; EE Letícia de Godoy Bueno de Carvalho Lopes, no Jardim das Roseiras; e Emef Rafael de Medina, no Jardim Martinez.

 

Não podem ser vacinados animais com menos de quatro meses de idade, idosos, doentes ou em tratamento, além de fêmeas no cio, prenhes ou que estejam amamentando. Vale lembrar que a idade em que o cão é considerado idoso varia de acordo com a raça e com o porte do animal.

 

A vacina é recomendada para cães e gatos saudáveis a partir dos quatro meses de vida. Os animais devem ser levados por pessoas maiores de idade e com força suficiente para contê-los. Os cães devem estar em guias, coleiras e, se necessário, usando focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas próprias para transporte de animais.

 

 

A vacina antirrábica não é fornecida para aplicação em casa, por se tratar de um produto que deve ser mantido em temperatura adequada e aplicado corretamente por profissional capacitado.

 

A Prefeitura ressalta que mantém um posto permanente de vacinação de cães e gatos contra a raiva no Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Avenida Francisco Vaz Filho, s/n, no Pinheirinho. A imunização é gratuita e está disponível no local durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h.

 

A doença

 

A raiva é uma doença causa por um vírus que compromete o sistema nervoso humano, com prognóstico fatal em praticamente todos os casos.

 

A doença acomete os mamíferos em geral, que podem transmiti-la ao homem por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura de pele com ferimento ou de mucosa. Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores e a vacinação anual é a única maneira de controlar a doença.

 

Ao ser atacado por um animal, deve-se lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar assistência médica.

 

Postos de vacinação antirrábica do dia 1º:

 

Parque São Paulo: Posto de Saúde

Altos de Pinheiros: CER Ângelo Lorenzetti

Jardim Pinheiros: EE Antônio de Oliveira Bueno Filho

Maria Luíza: Posto de Saúde

Jardim Paraíso: Emef Luiz Roberto Salinas Fortes

Centro: EE Antônio Joaquim de Carvalho

Melhado: EE Dr. João Pires de Camargo

Hortênsias: Emef Prof. Henrique Scabello

Jardim das Roseiras: EE Letícia de Godoy Bueno de Carvalho Lopes

Jardim Martinez: Emef Rafael de Medina

 

Horário: das 8h às 16h30

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis