NOTÍCIAS

Voltar

Vem aí a Semana Luís Antonio!

25 de maio de 2017


A Semana Luís Antonio Martinez Corrêa chega à sua 29ª edição neste ano. A Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart vêm finalizando as atrações do evento, porém já adiantaram um pouco da programação, que traz parceria com o Sesc-Araraquara e o Sesi-Araraquara.

 

A Semana Luís Antonio Martinez Corrêa será realizada entre os dias 17 e 25 de junho, com apresentações cênicas gratuitas em diversos espaços da cidade. Além de gerar a difusão da memória e do valor artístico do patrono Luís Antonio Martinez Corrêa – personalidade araraquarense símbolo de resistência cultural e genialidade artística – a Semana incentiva a atividade e a pesquisa dos grupos de teatro da cidade, assim como traça um panorama parcial da atual cena teatral brasileira e possibilita aos grupos locais a troca de experiências com profissionais de grandes centros. Dessa forma, a Semana torna-se uma ferramenta de extrema importância para a discussão de conceitos e também para gerar debates a respeito da produção cultural e intercâmbio de linguagens artísticas.

 

Toda a programação é gratuita.

 

Dia 17 – A abertura no dia 17 de junho, sábado, já tem suas atrações confirmadas: o ator, diretor e dramaturgo Carlos Canhameiro, com oficina de Teatro no Sesc-Araraquara, no período da tarde (14h, inscrições no Sesc-Araraquara); a Água Benta Cia. de Criação com o espetáculo “Uma noite sem aspirador de pó”, no teatro do SESI-Araraquara (20h); e o espetáculo “O Canto das Mulheres do Asfalto”, na Praça Pedro de Toledo, com duas apresentações numa realização do SESC-Araraquara (22 e 23h).

 

A comédia dramática “Uma noite sem aspirador de pó” revela o encontro entre duas figuras “invisíveis” de uma metrópole, que moram solitárias em um prédio com paredes finas. Carente de uma conversa bacana, Áurea – uma acumuladora – escuta obsessivamente os movimentos no apartamento de Manuel, em escritor medíocre, e acaba apaixonada por ele. A comédia de Priscila Gontinjo, traz pitadas de teatro do absurdo.

 

Já o polêmico espetáculo “O Canto das Mulheres do Asfalto”, da Cia. Les Commediens Tropicales – com texto de Carlos Canhameiro e direção de Georgette Fadel – é composto por várias cantigas sobre um mundo em que as mulheres se recusam dar à luz. A ideia é dar voz aos vários perfis femininos – como mães, filhas, santas, prostitutas, velhas e moças –, que precisam ter suas ânsias ouvidas no presente para não adotarem uma atitude tão trágica no futuro. Vale destacar que o ator e produtor araraquarense Weber Fonseca faz parte do elenco da montagem.

 

Dia 18 – Já no dia 18, domingo, três apresentações acontecem em lugares distintos. À tarde, às 16 horas, a Cia. Burucutu apresenta “A Cinderela do Pé Inchado” no estacionamento da UPA do Valle Verde; depois às 18 horas, o Grupo de Teatro Ciranda Roda Mundo apresenta “Caminhos para além da palma da sua mão”, no CEU das Artes; para fechar a programação, às 20 horas tem “Reviva-me”, com a Cia. IN- Corporar de Teatro.

 

“A Cinderela do Pé Inchado” resgata o universo musical brasileiro, tendo como base o famigerado clássico “Cinderela”. Entoada nos ritmos de baião, xote, samba, repente, rasqueado, chorinho e maracatu, a história da gata borralheira é contada por dois personagens matutos, legitimamente brasileiros: Zé e Maria. Numa miscelânea de cores e ritmos, o espetáculo elucida o dia seguinte do baile onde Cinderela conhece o Príncipe. O espetáculo é uma parceria com o Sesc-Araraquara.

O espetáculo “Caminhos para além da palma da sua mão”, com direção de Raquel Nascimento, tem sua inspiração no lema cigano “o céu é meu teto, a terra é minha pátria e a liberdade é minha religião”. Assim, o Grupo Ciranda Roda Mundo concentra-se na cultura cigana para a elaboração desse espetáculo, considerando que ainda hoje a origem desse povo continua envolta em mistério.

 

Já o espetáculo “Reviva-me”, com direção de Denis Pimenta, propõe um cortejo/espetáculo para celebrar a vida de Luís Antonio Martinez Correa. O espetáculo terá início no portão do Cemitério Municipal São Bento e caminha com o público até o “Quintal de Luís”, casa onde Luís Antonio nasceu e viveu. Na caminhada haverá várias estações que celebrarão a vida e obra e Luís, com músicas executadas ao vivo, trechos de obras dramáticas e depoimentos narrativos, performances que farão parte desta celebração ao Luís. O espetáculo mescla a cultura brasileira com a mexicana, especificamente na tradicional Fiesta de Los Muertos que há três mil anos realizam rituais que celebram a vida dos ancestrais.

 

“Caminhos para além da palma da sua mão” e “Reviva-me” são espetáculos que foram selecionados pela Secretaria de Cultura e Fundart por meio do edital de apoio à produção cultural em teatro – 29ª Semana Luís Antonio Martinez Correa.

Em breve, toda a programação será divulgada – fique de olho no site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br).

 

 

SERVIÇO:

29ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa – programação parcial

 

17/06 – Sábado

– 14h – Oficina de Teatro com ator, diretor e dramaturgo Carlos Canhameiro / Local: SESC-Araraquara

– 20h – “Uma noite sem aspirador de pó”, com Água Benta Cia. de Criação / Local: Teatro do SESI-Araraquara

– 22 e 23h – “O Canto das Mulheres do Asfalto”, com Cia. Les Commediens Tropicales, / Local: Praça Pedro de Toledo (parceria com SESC-Araraquara) * Espetáculo recomendado para maiores de 16 anos

 

18/06 – Domingo

– 16h- “A Cinderela do Pé Inchado”, Cia. Teatral Burucutu

Local: Estacionamento da UPA do Valle Verde (Av. Leonardo Gomes, 1160 – Bairro Valle Verde) / Parceria: SESC-Araraquara

– 18h- “Caminhos para além da palma da sua mão”, com Grupo de Teatro Ciranda Roda Mundo

Local: CEU das ARTES (Rua Cabo Polícia Militar Benedito Vieira Goes, 340 – Jd. Indaiá)

– 20h- Espetáculo “Reviva-me”, com Cia. IN- Corporar de Teatro

Local Inicial: Portão central do Cemitério São Bento (Av. da Saudade, s/nº – Centro)

 

Programação gratuita

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis