NOTÍCIAS

Voltar

Vila Xavier terá arrastão de areia contra a dengue

9 de novembro de 2017


Nos dias 16 e 17 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde fará um arrastão de areia contra a dengue na região da Vila Xavier. Mais de 100 agentes da equipe de Controle de Vetores da Vigilância em Saúde percorrerão residências e estabelecimentos comerciais para vistoriar os imóveis e distribuir porções de areia para colocação em vasos de plantas.

O intuito é conscientizar a população e evitar o acumulo de água parada, que serve de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

O arrastão acontecerá das 8h às 12h nos trechos compreendidos entre a Alameda Paulista e a Rua Treze de Maio, e entre as avenidas Padre Antonio Cezarino e São Francisco Xavier.

Caminhões da Prefeitura também darão apoio aos trabalhos e recolherão materiais inservíveis que possam acumular água.

De acordo com o gerente de Controle de Vetores, Luis Eduardo Tagliacozzo, por ser uma região extensa e antiga, a Vila Xavier concentra inúmeros criadouros do mosquito. “Temos observado que muitos moradores ainda mantêm o velho hábito de colocar pratinhos debaixo dos vasos de plantas. Nos últimos bloqueios que fizemos, encontramos água parada e muitas larvas do mosquito nesses recipientes. Com a chegada das chuvas, o risco de dengue aumenta”, explica.

Essa preocupação reforça a necessidade da intensificação das ações da Prefeitura na região e da atenção maior da população contra os criadouros do mosquito.

Tagliacozzo reforça ainda a importância da colaboração dos moradores com as equipes da Vigilância, permitindo a entrada nas residências dos agentes de combate à dengue.

Paralelamente à ação na Vila Xavier, a Prefeitura continua com o trabalho de inspeção casa a casa durante a semana em diversos bairros e faz vistorias rotineiras em pontos de grande concentração de pessoas, além de mutirões e ações pontuais de fiscalização mediante denúncia.

 

Principais criadouros do mosquito Aedes aegypti:

 

Vasos de plantas

Caixas d’água

Calhas de chuva

Ralos

Vasilhas de animais

Garrafas

Bandejas de ar-condicionado

Bandejas de geladeira

Vasos sanitários desativados ou pouco usados

Piscinas

Lixo a céu aberto

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis