NOTÍCIAS

Voltar

‘Vocês são as lideranças junto à comunidade’, diz Edinho a representantes do OP

26 de maio de 2017


O prefeito Edinho reforçou a importância do OP (Orçamento Participativo) em evento que reuniu os 259 representantes eleitos pela população nas 28 plenárias sub-regionais. O encontro ocorreu no salão do Clube 27 de Outubro, na noite de quinta-feira (25).

O objetivo da reunião foi explicar aos representantes quais serão os próximos passos do OP, passando pelas plenárias regionais e pela inclusão dos investimentos escolhidos na LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2018, que será enviada em setembro à Câmara para votação. O COP (Conselho do Orçamento Participativo) acompanhará tudo de perto.

“Governamos com a grande maioria da população de Araraquara e quem decide os rumos da cidade são as trabalhadoras, os trabalhadores. Quando a gente chama vocês para um processo como o Orçamento Participativo, chamamos para a construção de uma nova relação de poder”, frisou Edinho.

“Democracia é quando a gente participa de verdade, exerce um poder que é nosso. Quando a gente escolhe o prefeito e os vereadores, estamos escolhendo representantes, e não alguém para substituir a gente”, lembrou.

Segundo o prefeito, os representantes do OP são “lideranças junto à comunidade”. “É hora de mobilizar a sua região. Leve as pessoas para as plenárias regionais. Debata as ideias, exercite a democracia. Aquilo que vocês decidirem, nós vamos cumprir.”

A secretária de Planejamento e Participação Popular, Juliana Agatte, reforçou que a presença da população é essencial nos encontros regionais. “É importante que vocês se mobilizem para votar no que é mais importante para a região como um todo”, afirmou.

Representando a Câmara, o vereador Paulo Landim (PT) elogiou a iniciativa do Executivo. “A cidade só vai ser grande ouvindo vocês. O que for votado, o prefeito vai cumprir.”

 

Conselhos

Além de explicar detalhes do OP e ouvir demandas da população, o encontro também elegeu novos integrantes para cinco conselhos municipais.

São eles: Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (cinco representantes do OP), o Conselho Municipal de Turismo (três), o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (três), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (três) e Gabinete de Gestão Integrada (três).

“Todos os conselhos devem ter um representante do OP. Senão, o conselho fica debatendo para ele mesmo. Queremos garantir que a população dos bairros esteja nos conselhos fiscalizando”, ressaltou Edinho.

Também estiveram no encontro o coordenador de Participação Popular, Alcindo Sabino, os vereadores Roger Mendes (PP) e Zé Luiz (PPS), além de secretários, coordenadores e assessores da Prefeitura.

O cronograma completo de plenárias e todas as informações do OP podem ser consultados no site da Prefeitura: http://www.araraquara.sp.gov.br/op/. O portal também disponibiliza a votação dos temas prioritários para a plenária temática da Cidade, que será realizada em 28 de junho.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis