NOTÍCIAS

Voltar

Guarda Municipal de Araraquara comemora 16 anos

1 de fevereiro de 2018


A Guarda Civil Municipal de Araraquara completa, neste domingo (4), 16 anos de ações em prol da comunidade. A instituição é vinculada à Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública.

Criada no primeiro mandato do prefeito Edinho, por meio da Lei Municipal 5.593 de 5 de janeiro de 2001, a Guarda iniciou suas atividades no dia 4 de fevereiro de 2002, após a realização de um concorrido processo seletivo.

 Atualmente, 80 guardas municipais integram o efetivo da instituição, implantada originalmente com a finalidade de desenvolver a vigilância, a guarda e a proteção de instalações, bens e serviços públicos.

 Ao longo dos anos a missão da Guarda Municipal foi expandida. Hoje, a corporação também atua na fiscalização de trânsito, em programas de combate à violência integrados à rede de ensino, no auxílio à fiscalização de obras e posturas municipais e na promoção de inclusão social e cidadania na esfera da segurança pública municipal. Além disso, a Guarda trabalha de forma integrada com as demais instituições de segurança pública que operam no município.

 O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Junior, destaca a importância da Guarda Municipal de Araraquara. “Desde a sua criação pelo prefeito Edinho, a Guarda tem mostrado o seu valor, tornando-se uma instituição sólida, comprometida com o respeito aos direitos fundamentais do cidadão, composta por profissionais extremamente capacitados, que superam as dificuldades próprias da atividade com muito profissionalismo e dedicação. Hoje, à frente da pasta que congrega a Guarda Municipal, percebo sua real importância para o contexto da segurança pública do nosso município”, diz.

 Como intuito de valorizar cada vez mais a instituição, o prefeito Edinho, em recente visita à Guarda, anunciou que irá autorizar a abertura de concurso público para aumentar o efetivo com a formação de uma nova turma de guardas municipais.

 Além disso, a corporação deve receber em breve mais 10 viaturas, equipamentos e fardamentos por meio de convênio firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Ações

 As atividades da Guarda Municipal somaram nos 12 meses do ano passado 17.777 rondas em próprios públicos (prédios e praças públicas), 1.189 rondas em escolas, 441 ações de apoio a secretarias municipais e eventos, 189 apreensões relacionadas a linhas com cerol, 95 palestras em escolas e 61 ocorrências de veículos abandonados em via pública.

 Através do videomonitoramento da Guarda, também foram recuperados cinco veículos produtos de furto e identificados suspeitos que praticavam furto no Terminal Central de Integração.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis