Biblioteca Municipal

biblioteca municipal

BIBLIOTECA MUNICIPAL "MÁRIO DE ANDRADE” E INFANTIL “MONTEIRO LOBATO”

  • Endereço: Rua Carlos Gomes 1729, Araraquara
  • Telefone: 16 3332 0777
  • Horário de atendimento: segunda a sexta, das 08h15 às 19h45
  • E-mail: [email protected]

 

Biblioteca Digital – Acesse aqui

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL “MÁRIO DE ANDRADE”

A Biblioteca Pública Municipal de Araraquara foi criada através do decreto-lei nº 49, de 23 de outubro de 1942, publicado no jornal “Correio da Tarde” de Araraquara, em 24 de outubro de 1942. Teve como incentivador o escritor Mário de Andrade, que na época vinha frequentemente à Araraquara visitar familiares, entre eles, o filólogo Pio Lourenço Corrêa, que possuía a chácara Sapucaia, onde Mário rascunhou a obra "Macunaíma", de 18 a 23 de dezembro de 1926.

O escritor trocou várias correspondências com o prefeito da cidade, Dr. Camilo Gavião de Souza Neves. e intermediou junto ao Departamento das Municipalidades, um órgão estadual daquela época para a autorização da criação e funcionamento de uma Biblioteca Pública em Araraquara.

Pessoas da comunidade já faziam doações de livros desde 1939, conforme comprova notícia publicada nessa época em jornal local. O escritor Mário de Andrade ofertou 600 exemplares de sua coleção particular, despachando-os em nove caixas que aqui chegaram de trem, em 1943.

Foi justa a homenagem que o prefeito Dr. Camilo fez, dando o nome do escritor à Biblioteca de Araraquara, que passou a denominar-se Biblioteca Pública Municipal  "Mário de Andrade" pelo decreto-lei nº 24, de 19 de julho de 1945. O escritor havia falecido há 5 meses.

As atividades da Biblioteca começaram em 02 de agosto de 1943, funcionando por 13 anos numa sala do Palacete São Bento, localizado na Rua São Bento nº 887, antigas instalações da Prefeitura Municipal.

Por 20 anos (de 1956 a julho de 1976) funcionou em um casarão assobradado localizado a Rua Padre Duarte nº 1792 entre as avenidas Feijó e José Bonifácio de propriedade das irmãs Fortes.

Em 24 de julho de 1976 foi inaugurado o novo prédio da Biblioteca Pública Municipal “Mário de Andrade” e o da Biblioteca Infantil Municipal “Monteiro Lobato”, projetado pelo arquiteto Arnaldo Gonzales Palamone Lepre, na gestão do prefeito Clodoaldo Medina. Em 1.999 iniciou-se o sistema de informatização, na gestão do prefeito Waldemar De Santi.

Pela lei nº 7.996 de 26 de julho de 2013 o pátio externo da Biblioteca Pública Municipal “Mário de Andrade” passou a denominar-se Bibliotecário Marcelo Braghini, na gestão do prefeito Marcelo Fortes Barbieri. O prédio possui 2.772 m2 de área construída, assim distribuída:

 

 

PAVIMENTO SEMI-ENTERRADO – 855m2

Abriga material bibliográfico: livros, livros em Braille, jornais diários (do ano anterior e do ano corrente) e revistas de assuntos variados. Esse local abriga também:

- a coleção particular do araraquarense Dorival Alves, constituída de obras de assuntos variados, com interessantes e raras publicações sobre o Brasil e sua história. Foi doada à Biblioteca pelos seus filhos em 21 de dezembro de 2.000, na gestão do prefeito Dr. Waldemar De Santi;

- a coleção de livros na língua francesa;

- a coleção de livros jurídicos.

 

 

PAVIMENTO TÉRREO – 855m2

- Seção Circulante

Adota o sistema de acervo aberto, ou seja, o leitor tem livre acesso às estantes, pode escolher o livro para empréstimo, após cadastrar-se.

Para o cadastro do usuário são necessários os documentos:  

Certidão de nascimento ou RG ou RG Escolar

Comprovante de residência (conta de água ou luz ou telefone) do mês corrente.

 

 - Infocentro Acessa São Paulo

Essa sala foi inaugurada no dia 15 de agosto de 2002, na gestão do prefeito Edson Antonio Edinho da Silva.

Faz parte do programa Acessa São Paulo, do governo do Estado de São Paulo, e o objetivo é a democratização do uso da Internet. Conta com dez computadores sendo um deles o servidor, um para uso do monitor e os oito restantes para o público, uma impressora e mobiliário adequado.

É necessário o cadastro do usuário para o uso e o cadastramento se faz mediante os documentos:

RG

Autorização por escrito do responsável para menor de 11 a 16 anos

Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª, das 8h30 às 17h00 horas, e aos sábados das 9h00 às 11h30

 

 - Balcão de fotocópias

- Hall – Espaço para exposições e leitura informal de periódicos: jornais diários e revistas.

- Plataforma elevatória para pessoas com necessidades especiais

- Sanitário comum e sanitário adaptado para cadeirante

 - Sala de Estudo e Pesquisa

É utilizada para as pesquisas. Local onde se encontram as obras de referência como dicionários, enciclopédias, guias, livros de assuntos gerais, os jornais do mês, a hemeroteca (pasta de recortes de jornais e indexação de artigos de revistas) e a mapoteca.

 

Abriga também:

Biblioteca Municipal Ambiental Verde e Azul

Essa Biblioteca foi inaugurada no dia 06 de junho de 2011, na gestão do prefeito Marcelo Fortes Barbieri.

Espaço que concentra títulos relacionados ao meio ambiente para pesquisas de professores, consultas de alunos e interessados em geral, com o objetivo de disseminar a educação ambiental.



Sala Cora Coralina

Possui um acervo especializado em educação, que foi transferido do prédio da Secretaria da Educação para a Biblioteca, em agosto de 2013.

Sala de estudo com mesas individuais

 

PAVIMENTO SUPERIOR – 855m2

- Saguão

 

 - Sanitário comum e sanitário adaptado para cadeirante 

 

- Auditório

Com capacidade para 132 pessoas, conta com moderno equipamento de luz, som e imagem.

Pela lei nº 7.997, de 26 de julho de 2013, o auditório da Biblioteca Pública Municipal “Mário de Andrade” passou a denominar-se Professora Edna Nogueira Moraes Silveira,.

 

 - Sala de Acervos Especiais

Sala Pio Lourenço Corrêa

 Abriga uma parte da biblioteca particular do filólogo araraquarense Pio Lourenço Corrêa, doada à Biblioteca Municipal em 17 de julho de 1957, após seu falecimento, pela esposa Zulmira Rocha Corrêa, na gestão do prefeito Rômulo Lupo.

Grande conhecedor da língua nacional, Pio Lourenço Corrêa é o autor da “Monografia da palavra Araraquara”, um estudo da palavra tupi ARARAQUARA, que define ARA = dia e COARA = buraco, ninho ou morada.

Segundo Pio Lourenço Corrêa, Araraquara significa buraco do dia ou mais precisamente morada do sol.

O acervo da sala é composto por obras raras, principalmente sobre literatura e línguas portuguesa e brasileira. Inclui vários livros de Mário de Andrade, em sua 1ª edição, com dedicatória, que o escritor doou a seu parente, o filólogo Pio Lourenço Corrêa, e também abriga os livros que Mário de Andrade doou à Biblioteca, bem como a mesa onde ele rascunhou sua famosa obra “Macunaíma”, enquanto passava as férias de 18 a 23 de dezembro de 1926, na Chácara Sapucaia, onde morava Pio Lourenço Corrêa. Como gostava de escrever à noite, levava essa pequena mesa para o banheiro e, com as portas fechadas, passava as madrugadas escrevendo, tendo a certeza de que as luzes acesas não incomodariam Pio Lourenço e sua esposa Zulmira.

 

-  Sala de Artes Professor Lafayette Carvalho de Toledo

Em 15 de abril de 1988, o professor doou à Biblioteca Municipal a sua coleção particular sobre artes, na gestão do prefeito Clodoaldo Medina.

Esse acervo é composto de obras raras, especialmente sobre artes plásticas. Dentre elas, destacam-se as escritas em línguas estrangeiras (principalmente espanhol), sobre história da arte e pintores famosos.

 

- Sala de Audiovisual Dr. Seth-Hur Cardoso

A sala abriga material especial relativo ao som doado pelo Dr. Seth-Hur Cardoso: slides, fitas cassetes e discos. Foi inaugurada no dia 12 de dezembro de 1993, na gestão do prefeito Roberto Massafera.  Além disso, abriga também o Projeto Memória (que são fitas cassetes com depoimentos de cidadãos sobre o cotidiano da cidade), de idealização do próprio Seth-Hur, e a videoteca contendo fitas de VHS: documentários, cultura geral, empresarial, infantis, ciências, ballet e livros falados (fitas cassetes com obras narradas).

Em 1997, os discos e as fitas cassetes foram transferidos para a Discoteca Municipal, na gestão do prefeito Waldemar De Santi.

Em 2001 as fitas de ballet foram transferidas para a Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, que foi inaugurada em 12 de outubro de 2002, na gestão do prefeito Edson Antonio Edinho da Silva.

Em 2007, o Projeto Memória e os vídeos foram transferidos para o Museu da Imagem e do Som – MIS, que foi inaugurado em 04 de julho de 2007, na gestão do prefeito Edson Antonio Edinho da Silva. Essa sala não existe mais fisicamente e somente os livros falados (fitas cassetes) estão na Biblioteca.


Espaço administrado pela Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico

  • Palacete das Rosas - Rua São Bento, 794 – Araraquara
  • Fone: 16 3322-2770
  • Email: [email protected]