Museu dos Esportes

MUSEU DO FUTEBOL E DOS ESPORTES

ed6a3f96-ab00-4d2d-b6fa-3593696792ae

  • Endereço: Rua Mauro Pinheiro, s/n – Estádio Adhemar Pereira de Barros
  • Telefone: 16 3322 2207
  • Horário de atendimento: segunda a sexta, das 09h00 às 17h00
  • E-mail: [email protected]

 

Ao visitar o Museu, é possível também conhecer a Arena da Fonte.

MUSEU DO FUTEBOL E ESPORTES DE ARARAQUARA

 

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara é uma unidade museológica da Prefeitura Municipal de Araraquara, administrado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Coordenadoria Executiva de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural.

O espaço oferece aos seus visitantes a possibilidade de uma ampla consulta ao acervo relacionado ao esporte araraquarense, como camisas, troféus, fotos, vídeos, faixas comemorativas, flâmulas, revistas, bandeiras, cartazes, jornais e uma pequena biblioteca esportiva.

Além do futebol profissional, o visitante também pode encontrar materiais alusivos ao futebol amador, cronistas esportivos, bem como outras modalidades praticadas na cidade como basquetebol, voleibol, ciclismo, atletismo, natação, futebol de salão, entre outros.

O visitante também pode encontrar a galeria de troféus da Ferroviária, e de fotos dos seus ex-presidentes, além da maquete que retrata o projeto inicial de reforma de modernização do Estádio da Fonte Luminosa, obra esta ocorrida entre os anos de 2008 e 2009.

O ambiente é todo temático, com banners retratando imagens históricas do nosso esporte. Uma exposição permanente denominada “AFE – O Passado Inspirando o Futuro” possibilita uma viagem ao passado de glórias de uma das equipes de futebol mais tradicionais do interior do Brasil. Paralelamente, o Museu mantém exposições temporárias de acordo com um tema específico, e sempre voltado para a memória esportiva araraquarense.

Além da visita ao museu, o visitante também pode conhecer a história e algumas dependências do Estádio Dr. Adhemar Pereira de Barros – Fonte Luminosa, como arquibancadas, bancos de reservas e todo o entorno do gramado. Também é oferecido um tour completo (Museu e Estádio) para grupos de pessoas, independentemente da faixa etária, mediante prévio agendamento.

Tipo de Acervo: camisas, troféus, fotos, vídeos, faixas comemorativas, flâmulas, jornais, revistas, cartazes, bandeiras e livros.


Espaço administrado pela Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico

  • Palacete das Rosas - Rua São Bento, 794 – Araraquara
  • Fone: 16 3322-2770
  • Email: [email protected]