Pinacoteca

Pinacoteca Municipal “Mário Ybarra de Almeida”

 

As obras da Pinacoteca estão, atualmente, recolhidas em reserva técnica no Museu Histórico e Pedagógico “Voluntários da Pátria” e as exposições do acervo ocorrem, frequentemente, na Biblioteca Municipal "Mário de Andrade”.

Pinacoteca Municipal “Mário Ybarra de Almeida”

Em 9 de agosto de 2000, através da lei nº 5.467, foi criada a Pinacoteca Municipal, sendo inaugurada em agosto de 2000, nas dependências da Casa da Cultura, com o acervo de 900  obras de arte, contendo as modalidades: pintura, desenho, gravura, escultura e fotografia. Grande parte dessas obras é resultado de doações, outra parte aquisições feitas pelo município por ocasião da realização de salões de arte e muitos remanescentes da Escola de Belas Artes de Araraquara.

Também foram adquiridas pelo município, em 1999, mais de 200 obras do artista araraquarense Paulo Mascia, falecido em 1991, para integrar o acervo da Pinacoteca Municipal.

Grandes nomes das artes plásticas estão representados com obras na pinacoteca municipal, tais como: Alfredo Volpi, Hilda Campofiorito, Lívio Abramo, Quirino Campofiorito, Francisco Amêndola, Ottone Zorlinim Emílio Védova, Antônio Bandeira, Mário Ybarra de Almeida, Ernesto Lia, entre outros.

A escolha do nome da pinacoteca foi uma homenagem ao grande artista nacional Mário Ybarra de Almeida, que foi professor e diretor da Escola de Belas Artes de Araraquara, tendo trabalhado incansavelmente para que a Escola tivesse reconhecimento de nível superior. Ele estudou e diplomou-se na Europa, recebeu título de mestre e doutor em Belas Artes em escolas francesas, italianas e holandesas. Foi um dos fundadores da Pinacoteca do Estado, para a qual doou grande parte das obras de seu saudoso pai.


Espaço administrado pela Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico

  • Palacete das Rosas - Rua São Bento, 794 – Araraquara
  • Fone: 16 3322-2770
  • Email: [email protected]