Teatro Wallace

teatro wallace

  • Endereço: Avenida Espanha, 485 - Centro
  • Telefone: (16) 3322-8833
  • Horário de atendimento: fechado para reforma

Teatro “Wallace Leal Valentin Rodrigues”

Ao lado da Casa da Cultura temos o Teatro “Wallace Leal Valentin Rodrigues”, criado para atender os artistas e grupos amadores da cidade e região, além de projetos da Secretaria de Cultura como o ciclo de leituras dramáticas e a oficina Lélia Abramo.

Tem capacidade para 120 pessoas e possui um palco de 7 metros de boca por 4 metros de fundo; tem mesa de iluminação e som para espetáculos de pequeno e médio porte.

 

Nascido em 11 de dezembro de 1924, em Divisa, Espírito Santo. Leal Rodrigues ofereceu grande contribuição à cultura de Araraquara nas décadas de 50 e 60, principalmente.

Ator e diretor de teatro, diretor de cinema, escritor, jornalista, foi produtor, autor do roteiro e diretor do filme “Santo Antônio e a Vaca”, coletando e pesquisando folclore dos campos de Araraquara.

Como diretor e ensaiador do TECA, Teatro Experimental de Comédia de Araraquara, fundado em maio de 1.955, apresentou diversos trabalhos, tais como “O Caso das Petúnias Esmagadas” (T. Williams), “A Mão do Maçado” (W. Jacobs), “O Protocolo” (Machado de Assis), “Os Dois Faladores” (Cervantes), “O Homem da Flor na Boca” (L. Pirandello), entre outros.

Como escritor, produziu diversos livros, a maioria deles na ideologia espírita, tendo traduzido outros do francês, espanhol, inglês e alemão, para a editora Clarim, do vizinho município de Matão.

Veio para Araraquara ainda moço, cursando o Ginásio do Estado e Curso Colegial no EEBA. Tem livros publicados no Brasil e no exterior, recebeu diversos prêmios entre os quais:

1948 – Prêmio CIJA, com o conto “Porta aberta para fora da vida”;

1957 – Prêmio APOLO, da crítica teatral no Rio de Janeiro, “Revelação de direção”;

1958 – Prêmio PASCHOAL, 1º festival de teatro universitário de Santos.

Considerado pela crítica especializada como uma das pessoas mais cultas dos últimos anos em nosso país, aos 62 anos, Wallace teve seu estado de saúde comprometido e faleceu a 13 de setembro de 1.988.