Parcelamento do Solo
Gerência de Aprovação de Projetos de Parcelamento do Solo
Endereço: Rua São Bento, 840 – 7º andar
Telefones: 16 3301 5084/ 3301 5030
Acesse aqui a Relação de documentos para anexação e desmembramento
Viabilidade Urbanística
Documento emitido pelo Município de Araraquara informando as diretrizes gerais para aprovação de grandes empreendimentos (loteamentos, condomínios verticais e horizontais)
Documentos necessários
- Requerimento padrão: preenchido detalhadamente em nome do proprietário ou procurador informando o tipo de empreendimento e com estimativa de número de unidades.
- Certidão de matrícula: Apresentar cópia atualizada emitida pelo cartório de imóveis em até 180 dias;
- Se Pessoa Física: RG e CPF
- Se Pessoa Jurídica: CNPJ (comprovante de inscrição e situação cadastral) e documento do ato constitutivo: declaração de firma individual ou requerimento do empresário ou contrato social ou ata de constituição (última alteração) e requerimento assinado por um dos sócios ou representante legal, RG e CPF do mesmo;
- Se terceiro: Apresentar procuração do proprietário do imóvel ou gleba;
- Apresentar mapa de localização da área, incluindo entorno em formato A4;
- Apresentar cópia da viabilidade do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara – DAAE
Anteprojeto
Aprovação de projeto urbanístico já adequado e de acordo com as diretrizes emitidas pelo Município.
Documentos necessários:
- Requerimento padrão: preenchido detalhadamente em nome do proprietário ou possuidor do terreno, com o endereço, inclusive telefone e e-mail, assinado pelo mesmo;
- Certidão de matrícula: Apresentar cópia atualizada emitida pelo cartório de imóveis em até 180 dias;
- Se Pessoa Física: RG e CPF
- Se Pessoa Jurídica: CNPJ (comprovante de inscrição e situação cadastral) e documento do ato constitutivo: declaração de firma individual ou requerimento do empresário ou contrato social ou ata de constituição (última alteração) e requerimento assinado por um dos sócios ou representante legal, RG e CPF do mesmo;
- Se terceiro: Apresentar procuração do proprietário do imóvel ou gleba;
- RRT/ART do profissional responsável: devidamente preenchida e descrição da atividade técnica compatível conforme especificações do CAU ou CREA, devidamente recolhida e na versão definitiva;
- 02 (duas) vias impressas do projeto urbanístico: conforme Matrícula mostrando quadro de áreas, tabela de curvas, situação sem escala, Norte, perfis das vias, confrontações, sistema viário do entorno com as larguras das vias existentes e guaritas, no caso de loteamentos fechados e condomínios em escala, de preferência 1:1.100;
- Sem loteamento fechado: Apresentar a implantação de todas as construções e equipamentos de lazer (piscinas, portaria, administração, quiosques, etc.);
- 02 (duas) vias impressas do projeto de terraplenagem: Contendo cortes e perfis das vias públicas.
Aprovação Provisória
Aprovação dos projetos complementares e emissão da Certidão de Conformidade para encaminhamento aos órgãos estaduais (CETESB/GRAPROHAB)
Documentos necessários:
- Requerimento padrão: preenchido detalhadamente em nome do proprietário ou possuidor do terreno, com o endereço, inclusive telefone e e-mail, assinado pelo mesmo;
- Certidão de matrícula: Apresentar cópia atualizada emitida pelo cartório de imóveis em até 180 dias;
- Se Pessoa Física: RG e CPF
- Se Pessoa Jurídica: CNPJ (comprovante de inscrição e situação cadastral) e documento do ato constitutivo: declaração de firma individual ou requerimento do empresário ou contrato social ou ata de constituição (última alteração) e requerimento assinado por um dos sócios ou representante legal, RG e CPF do mesmo;
- Se terceiro: Apresentar procuração do proprietário do imóvel ou gleba;
- RRT/ART do profissional responsável: devidamente preenchida e descrita a atividade técnica compatível conforme especificações do CAU ou CREA, devidamente recolhida e na versão definitiva; Apresentar ART/RRT de todos os projetos complementares.
- Anteprojeto: Apresentar cópia do anteprojeto aprovado dentro do prazo de validade (180 dias);
- Vias do projeto e documentos:
- 02 (duas) vias impressas do projeto urbanístico georreferenciado em sistema SIRGAS 2000;
- 02 (duas) vias do memorial descritivo de parcelamento do solo;
- 02 (duas) vias do projeto de terraplenagem, cortes e perfis (1 via com a aprovação de anteprojeto e 1 via para nova aprovação);
- Certidão do DAAE referente aos projetos aprovados pelo órgão;
- 02 (duas) vias do projeto de drenagem urbana;
- Cópia dos memoriais descritivos de cada um dos projetos complementares;
- ART/RRT de todos os profissionais responsáveis pelos projetos
Aprovação Definitiva
Aprovação final do projeto do loteamento, incluindo a garantia das obras de infraestrutura, com a emissão do Decreto de Aprovação do Loteamento e documentação necessária para registro em Cartório.
Documentos necessários:
- Requerimento padrão: preenchido detalhadamente em nome do loteador, com o endereço, inclusive telefone e e-mail, assinado pelo mesmo;
- Certidão de matrícula: Apresentar cópia atualizada emitida pelo cartório de imóveis em até 180 dias em nome da loteadora e com inscrição no perímetro urbano;
- Garantia da execução das obras de infraestrutura do loteamento: Apresentar declaração do loteador sobre a forma proposta de garantia das obras;
- Aprovação provisória: Apresentar cópia da aprovação provisória;
- GRAPROHAB: Apresentar projetos, memoriais e certificados dentro do prazo de validade;
- Vias do projeto e documentos:
- 07 (sete) vias impressas do projeto urbanístico georreferenciado em sistema SIRGAS 2000 e esc. 1:1.000;
- Mínimo 01 (uma) via do projeto urbanístico aprovado pelo GRAPROHAB;
- Mínimo 05 (cinco) vias do projeto de perfil das vias públicas a implantar;
- Mínimo 05 (cinco) vias do projeto de terraplanagem completo;
- Mínimo 02 (duas) vias do projeto de pavimentação asfáltica;
- Mínimo 05 (cinco) vias do projeto de drenagem urbana;
- Mínimo 02 (duas) vias do projeto de iluminação pública;
- Mínimo 02 (duas) vias do projeto de sinalização e acessibilidade viária;
- Mínimo 02 (duas) vias do projeto de arborização urbana e paisagismo;
- Mínimo 04 (quatro) vias do cronograma de obras (enviar cópia digital também);
- Cópia dos memoriais descritivos de cada um dos projetos complementares;
- ART de todos os profissionais responsáveis pelos projetos;
- Se loteamento fechado: Apresentar cópia do regimento interno contendo normas construtivas e atribuições dos serviços de manutenção;
- Apresentar cópia de todos os documentos e projeto em mídia digital (CD ou DVD).