VIGILÂNCIA EM SAÚDE

 

PROGRAMA DST/HIV/AIDS - CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO – CTA


 

 

O Programa tem como objetivo, diminuir a incidência de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais, através de ações preventivas, assistência para pessoas vivendo com essas doenças, enfrentamento de epidemias. Também compete ao programa, a construção, elaboração, implantação monitoramento, avaliação e articulação intersetorial de ações estratégicas que visem diminuir a vulnerabilidade da população local. Reduzir o preconceito e a discriminação sobre as IST/HIV/AIDS/HV, através de políticas públicas. Apoiar e assessorar os diversos segmentos da sociedade civil, governamental e não governamental nas ações programáticas de prevenção para as IST/HIV/AIDS/ HV e outras IST.

 

Descrição:
Sorologia para HIV, Sífilis, Hepatite B e C e Teste Rápido Diagnóstico Anti-HIV (TRDHIV).

 

Local: Rua Expedicionária do Brasil, 1435 – Centro - CEP: 14.801-360

Horário de atendimento ao publico: 08h30 às 14h30

Fone: 3333-6700

E-mail: [email protected]

Mais informações: Todo o processo é sigiloso, preservando a identidade do cidadão.

Código do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde: 5860059

 

CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento

 

Atua como centro de prevenção e detecção precoce das IST/HIV/AIDS/HV, através de teste rápido gratuito, com demanda espontânea, eventos extra-muro em datas comemorativas, fornecimento de insumos de prevenção (preservativo masculino, preservativo feminino, gel lubrificante, folhetos informativos).

 

Local: Rua Expedicionária do Brasil, 1435 – Centro – CEP: 14.801-360

Horário de funcionamento: das 08h30 às 14h30, sendo que para testagem das 08h30 às 14h

Fone: 3337-2391

E-mail: [email protected]

 

SAE -Serviço de Assistência Especializada - SESA- Serviço Especial de Saúde de Araraquara

 

Atua na assistência às pessoas vivendo com IST/HIV/AIDS/HV. Vítima de violência, profissionais expostos em acidentes com materiais biológicos, pacientes em uso de TARV, Profilaxia pós-exposição (Pep), transmissão vertical.

 

Local: Rua Itália, 1533 – Centro – Araraquara – CEP 14.801-350

Fone: 3334-6034/3334-6046.

 

Apresentação:


 

 

Atua em conformidade com sistema nacional de vigilância epidemiológica – SNVE, instituído pela Lei nº 6.259/75 e decreto nº 78.231/76 e incorporado ao contexto do SUS (Lei nº 8.080) desde 1990. Desempenha ações para o conhecimento dos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. Atualmente desempenha as seguintes ações: Gestão dos Sistemas de Informação sobre Nascimentos e Óbitos; Vigilância da Morte Materna, Fetal e Infantil; Monitoramento do Programa de Triagem Neonatal (TESTE DO PEZINHO), Vigilância da Dengue e do Tracoma, Gerenciamento da Central de Distribuição de Imunobiológicos do Programa Nacional de Imunização – PNI/MS; Monitoramento e vacinação dos recém-nascidos no município; e emissão de Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia.

 

Descrição:


Serviço responsável pela captação, análise e arquivamento das Declarações de Nascidos Vivos e Declarações de Óbitos do município, digitação dos dados nos sistemas referentes do Ministério da Saúde, identificação e encaminhamento dos recém-nascidos de risco para o Centro de Diagnóstico Precoce - CDIP e investigação de Óbitos em Menores de 1 Ano e óbitos de Mulheres em Idade Fértil (10 - 49 anos).

Mais Informações:
Neste endereço também encontra-se a Central de Distribuição de Imunobiológicos da Rede Básica de Saúde do município responsável pelo controle de estoque de vacinas das Unidades de Saúde e coordenação das Campanhas de Vacinação do Ministério da Saúde, também está sob a responsabilidade do setor o Teste do Pezinho , com o controle da distribuição dos insumos relativos dentro da Rede Básica, agendamento na rede hospitalar privada e encaminhamento dos resultados para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAAE) quando necessário.

 


 

 

CONTATO


 

 

 

Endereço: Rua Ivo Antônio Magnani, nº 430 - Fonte Luminosa - CEP 14.806-150

Telefone: 16 3303 3108

Telefone - Declarações de Óbito e Declarações de Nascidos Vivos: 3303-3106

Telefone - Teste do Pezinho: (16) 3303-3103

E-mail: [email protected]

Dias e Horários: Segunda-feira a Sexta-feira das 7:00h às 13:00h

Código do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde: 6843670

 

Apresentação:


 

 

 

Com a implantação do SUS, as práticas sanitárias foram organizadas e impulsionadas. Em 1990, com a criação da Lei 8.080/90, a Lei Orgânica do SUS, foram definidas com clareza as ações e atribuições da Vigilância Sanitária (VISA). Em seu capítulo I, artigo 6º e parágrafo 1º, a lei define a Vigilância Sanitária como “um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:

 

I – o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e

 

II – o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.

 

A vida é o bem mais valioso e importante de todo e qualquer ser humano, e para que ele possa usufruir de uma melhor qualidade de vida, é sem dúvida indispensável que este tenha acesso irrestrito à saúde, bem como também, a condições sanitárias dignas, no meio em que vive.

 

A Vigilância Sanitária, como componente do SUS, que tem como diretrizes principais a descentralização, a integralidade do atendimento com prioridade à prevenção, e a participação da comunidade e sua integração com todo esse sistema, em especial a Atenção Primaria em Saúde.  A atividade de vigilância sanitária, portanto, não somente faz parte das competências do SUS como tem caráter prioritário, por sua natureza essencialmente preventiva, além de se constituir em um espaço de exercício da cidadania e do controle social, por sua capacidade transformadora da qualidade dos produtos, dos processos e das relações sociais. (BRASIL, 2011)

 

Descrição:


É uma atividade multidisciplinar que normatiza e controla as práticas de fabricação, produção, transporte, armazenagem, distribuição e comercialização de produtos e a prestação de serviços de interesse da Saúde Pública, usando instrumentos legais punitivos e de orientação, para coibir práticas que coloquem em risco a saúde da população, tais como: advertência, multa, apreensão e inutilização de produtos, interdição e cancelamento de autorização para funcionamento de estabelecimentos e normatização sobre procedimentos sanitários. Consequentemente, Vigilância Sanitária é um instrumento de cidadania e a conquista de cidadania representa seu avanço.

Taxa e Forma de Pagamento:


Conforme a Lei Municipal nº. 50/2001 
Artigo 1º - As Taxas de Poder de Polícia Sanitária têm como fato gerador o exercício do poder de polícia administrativa do Município, mediante realização de diligências, exames, inspeções, vistorias, controle e fiscalização e outros atos administrativos referentes à proteção, promoção e preservação das atividades de interesse à saúde e meio ambiente, inclusive o do trabalho, sendo devido na conformidade das Tabelas I e II anexas esta Lei.

 


 

 

CONTATO


 

 

Gerencia: Silvia Aparecida de Souza Adalberto

Localização: Avenida Antônio Ivo Magnani, n. 430, Fonte Luminosa – CEAR

 

Atendimento Presencial para analise prévia de Projetos (LTA): Todas as Segundas-feiras das 07:00 às 13:00 horas (com agendamento e obrigatório apresentação do projeto com layout).

 

 

Telefones: 16 3303-3111 / 3303-3112 / 3303-3114 /  3303-3120

E-mail: [email protected]

Horário de funcionamento do protocolo: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 12h - 13h às 15h

 

CENTRO DE CONTROLE  DE ZOONOSES – CCZ


 

Endereço:  Parque Pinheirinho – Av. Francisco Vaz Filho, s/n

Telefone:  (16) 3331-3820 e (16) 99993-8740

Ouvidoria – Telefone: 0800 774 0440 - Segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 16 horas

Emergências: 193 - Corpo de Bombeiros

E-mail: [email protected] e [email protected]


Descrição do Serviço:

Executa ações e atividades estratégicas em vigilância na prevenção e controle de zoonoses de relevância para a saúde pública;

Realiza vacinação antirrábica de rotina em cães e gatos;

Realiza palestra educativa referente ao Controle das Zoonoses   - Raiva Animal, Leishmaniose, Febre Amarela entre outras;

Realiza inspeção zoossanitária para avaliar o risco de transmissão de zoonoses ou ocorrência de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos visando a situação ambiental que possa trazer agravos;

Realiza controle e manejo de escorpiões e roedores;

Realiza prevenção e captura de animais peçonhentos e venenosos;
 

Mais informações:

 

  • Em caso mordedura de animais domésticos e acidente com morcego, procure imediatamente o Serviço Especial de Saúde de Araraquara (SESA);

 

  • Caso seu cão ou gato tenha contato com morcego, ligue para Gerência de Zoonoses e Controle de Fauna Sinantrópica para recolhimento do morcego e orientação vacinal;

 

  • Para vacinação é necessário cadastro prévio pelo telefone (16) 3331-3820 para agendamento.

  

Código do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde9455108

 

BEM-ESTAR ANIMAL

Bem-estar animal é o órgão da prefeitura responsável pelos serviços, projetos e programas voltados ao bem estar dos animais em nossa cidade.
Com exceção da fiscalização, os demais serviços como castração, adoção e informações sobre lei municipais voltadas aos animais podem ser acessados diretamente na própria Coordenadoria.
• A Coordenadoria está sediada no Parque Pinheirinho e funciona de Segunda a Sexta, das 7h às 15h.
• Telefone: (16) 3339-4441
• E-mail: [email protected]
• Segunda a Sexta, das 7h às 16:30h
• Plantão: das 16h30 às 07h, (16) 99993-8232

 

RECOLHIMENTO DE ANIMAIS MORTOS
Solicitação de recolhimento:

PEQUENO PORTE (cães e gatos, por exemplo) – Coleta de resíduos de serviços de saúde:

Telefone: (16) 3324-9947 ou (16) 99232-2241 –
Segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 8h às 15h

GRANDE PORTE (vacas, cavalos, capivaras, etc) - Setor de Logística do Centralizado Municipal

Telefone: (16) 3331-2327 ou 3331-2372
Segunda a sexta-feira, das 8h às 13h

 

RECEBIMENTO COM ENTREGA FEITA PELO TUTOR DO ANIMAL:

Estação de Resíduos Sólidos – ETRS

Av. Gervásio Brito Francisco, 750 – Jardim Altos de Pinheiros III

Funcionamento 24 horas, todos os dias da semana, inclusive feriados.

 

Apresentação:


 

A Gerência de Controle de Vetores é responsável pela vigilância dos fatores de risco relativos às doenças transmitidas por vetores, aos acidentes causados por animais peçonhentos, todos de relevância para a saúde pública, visando garantir a prevenção, promoção e proteção à saúde humana.

 

São atividades realizadas pela Gerencia de Controle de Vetores:

 

  1. Bloqueio de controle de criadouros no entorno de casos positivos de Dengue, Chikungunya; Zika; Febre Amarela Urbana.

 

  1. Bloqueio de nebulização no entorno de casos positivos de Dengue, Chikungunya; Zika; Febre Amarela Urbana.

 

  1. Vistoria periódica em Pontos Estratégicos - locais com alta probabilidade de infestação por Aedes aegypti, devido à presença de grande quantidade de recipientes, como depósitos de sucatas, borracharias, cemitérios, entre outros;

 

  1. Vistoria periódica em Imóveis Especiais- locais com grande circulação de pessoas, como escolas, hospitais, clubes, igrejas, entre outros;

 

  1. Avaliação de Densidade Larvária (ADL)- pesquisa dos níveis de infestação por Aedes aegypti no município, verificando a probabilidade de transmissão de Dengue e os principais tipos de recipiente encontrados com larvas;

 

  1. Vistoria periódica de obras de construção civil- local com grande circulação de pessoas e grande quantidade de recipientes.
  2. Vistoria de rotina com 4 ciclos no ano.

 

  1. Educação em Saúde realizada pelo Grupo de Educação I.E.C. (Instruindo, Educando e Comunicando).

 

  1. Atendimento a notificação, reclamação e denuncia sobre imóveis com possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e animais peçonhentos.

 

  1. Arrastões e mutirões para retirada de materiais inservíveis que servem de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti e animais peçonhentos.

 

 

Descrição:


A Vigilância Epidemiologia possui ouvidoria por telefone para orientações, reclamações e denuncias da população em geral. Em relação a problemas com criadouros do mosquito transmissor da dengue e animais sinantrópicos (aranha, escorpião, cobra, rato, etc...) são um conjunto de ações que proporcionará o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. A Vigilância Epidemiológica disponibiliza informações atualizadas sobre a ocorrência de doenças e agravos, bem como dos seus fatores condicionantes em uma área geográfica ou população determinada para a execução de ações de controle e prevenção. 

 


 

 

CONTATO


 

 

Endereço: Rua Ivo Antônio Magnani, nº 430 - Fonte Luminosa - CEP 14.806-150

Telefone: (16) 3303-3127

Telefone Ouvidoria: (16) 3303-3124 / (16) 3303-3123

Telefone - Notificações de Dengue: (16) 3303-3103

E-mail: [email protected]

Dias e Horários: segundas as sextas-feiras  08:00 às 12:00 horas / 13:00 às 18:00 horas

Código do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde: 6908330