Urbano
Aeroporto de Araraquara volta a ter voos comerciais da Azul em setembro

Prefeito Edinho e secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz
O aeroporto de Araraquara voltará a ter voos comerciais da Azul Linhas Aéreas em 1° de setembro. Os voos serão diários, com destino ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e possibilidade de conexão com mais de 60 destinos. A aeronave que será utilizada, ATR 72-600, tem capacidade para 70 passageiros.
O prefeito Edinho participou do evento em que o governador João Doria (PSDB) fez o anúncio do retorno de voos regulares ao Aeroporto Estadual Bartolomeu de Gusmão, nesta quinta-feira (17), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
"É uma notícia muito importante e que potencializa ainda mais a nossa cidade. Araraquara vive um bom momento de atração de investimentos, e o aeroporto potencializa isso. Toda vez que a gente recebe uma empresa que está procurando investimentos, a falta dos voos prejudica. Estou muito feliz. Desde 2017, temos mostrado a importância da retomada dos voos, assim como outras lideranças políticas. Foi uma luta que juntou esforços", explicou o prefeito Edinho.
A volta dos voos para Araraquara integra o programa estadual "São Paulo para Todos", que concedeu redução na alíquota do imposto sobre querosene de 25% para 12%, tendo como contrapartida o investimento das empresas aéreas no fomento da aviação no interior e no litoral do Estado de São Paulo. Além de Araraquara, voos da Azul para o Guarujá também foram anunciados.
"É um investimento muito importante para a nossa cidade e que estávamos pleiteando havia muito tempo. Isso irá engrandecer a economia de Araraquara. É um passo fundamental, já que várias empresas instaladas na cidade utilizam o transporte aéreo. Além, é claro, do potencial turístico e de lazer", afirmou o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto.
Para o presidente da Acia (Associação Comercial e Industrial de Araraquara), José Janone Júnior, toda a região será essencial na manutenção dos voos em Araraquara. "Vamos fazer um trabalho para estimular as pessoas dos municípios da região a utilizarem o transporte aéreo", declarou.
O presidente da Azul Linhas Aéreas, John Rodgerson, enalteceu o investimento em Araraquara e Guarujá. "A Azul será a empresa aérea com mais voos no Estado de São Paulo, mais destinos e mais cidades atendidas. Estamos muito animados", revelou.
Também acompanharam o evento, em São Paulo, a deputada estadual Márcia Lia (PT); os vereadores Jeferson Yashuda e Rafael de Angeli (ambos do PSDB); o ex-deputado estadual Roberto Massafera (PSDB); entre outras autoridades e empresários de Araraquara.
História
O Aeroporto Estadual de Araraquara foi inaugurado na década de 1930 e operava em duas pistas de terra. Nos anos 1970, o local ganhou um terminal de passageiros e a pista foi pavimentada e ampliada pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), que administra o aeroporto até a atualidade.
Entre 2013 e 2014, o aeroporto voltou a receber voos regulares, também com viagens pela Azul entre Araraquara e Campinas. Cinco anos depois, a Azul retorna a Araraquara.
Para isso, o local passou por ampla reforma, com o terminal de passageiros passando de 210 m² para 1.600 m², oito vezes o tamanho antigo, e contando com salas de embarque e desembarque, área para check-in e espaços comerciais.