Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Abril / 24 / DAAE realiza Campanha de Combate às queimadas urbanas de 2019

Notícias

DAAE realiza Campanha de Combate às queimadas urbanas de 2019

queimadas.jpg

Atividades seguem até o dia 2 de maio, quando será ministrada a palestra “Queimadas: Causas e Consequências” para 100 atiradores do Tiro de Guerra

 


O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE), por meio da Diretoria de Gestão Ambiental - DGA (Gerência de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - GGAS/Unidade de Educação Ambiental - UEA) programou, para o ano de 2019, uma grande Campanha de Combate às Queimadas Urbanas. Além da GGAS, outras Gerências da DGA (Fiscalização e Biodiversidade) estão envolvidas na campanha, assim como outros parceiros da administração pública, dentre eles a Secretaria de Segurança Pública, com a Defesa Civil Municipal e a Secretaria Municipal de Educação, com a participação das unidades escolares. 

 

A Campanha das Queimadas de 2019 terá 20 outdoors colocados em pontos estratégicos do município, por 15 dias, distribuição de cartazes e folders, além das atividades nas unidades escolares.

 

Já foram feitas ações nos dias 15, 16 e 17 de abril com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Olga Ferreira Campos (região leste), da Escola Estadual Professora Ergília Micelli (região norte) e com os alunos do Sesi (região leste), regiões onde segundo a Equipe de Fiscalização Ambiental do Daae tiveram os maiores focos de queimadas, no ano de 2018. 

 

As atividades desenvolvidas nas escolas visou trabalhar dinâmicas ambientais voltadas à Prevenção e Combate às Queimadas

 

Urbanas, proporcionando aos alunos aprenderam sobre os seus impactos ambientais (poluição atmosférica, morte da fauna e da flora, destruição da microbiota do solo, compactação do solo, erosão, assoreamento, além de favorecer os acidentes de trânsito, e ainda dos agravos à saúde gerados pelas queimadas: bronquite, asma, conjuntivite, tosse, dor de cabeça e, até mesmo, o câncer). Os alunos receberam um panfleto educativo contendo informações sobre a prevenção e combate às queimadas urbanas e telefones úteis para denúncias (Daae, Polícia Ambiental e Cetesb). Após a atividade, os alunos se tornaram multiplicadores e orientados pelos professores, produziram materiais educativos para replicarem a Campanha de Combate e Prevenção às Queimadas Urbanas nas escolas.

 

As atividades da Campanha de Combate às Queimadas de 2019, se estendem com ações no dia 2 de maio, no qual será ministrada uma palestra intitulada “Queimadas: Causas e Consequências” para 100 atiradores do Tiro de Guerra. O objetivo dessa atividade é torná-los multiplicadores e dar subsídios para que no dia 09 de maio, alguns atiradores voluntários realizem uma panfletagem, na Vila Xavier, visando a sensibilização e conscientização da população, bem como a orientação sobre como proceder com denúncias. 

 

No período de 06 a 12 de maio, será divulgada pela TV e Rádio Uniara, entrevistas com técnicos da Gestão Ambiental Municipal/Daae, de profissionais da Saúde e da Universidade alertando sobre as formas de prevenção das queimadas urbanas, os riscos ambientais à saúde pública, decorrentes destas ações criminosas. Em todos esses momentos serão informados os telefones para denúncias e demais informações referentes ao tema. 

 

No dia 11 de maio, a Emef Olga Ferreira Campos, fará uma apresentação para a sua comunidade dentro do Programa da Família na Escola. A Secretaria Municipal de Segurança Pública, através da Defesa Civil Municipal, sediará no dia 14 de maio, um encontro regional com a participação de 26 municípios e de técnicos da administração local sobre a “Oficina Preparatória para a Operação Estiagem” e será lançado nesse período o Plano Municipal de Contingência denominado “Operação Estiagem”. 

 

Os técnicos da administração pública esperam que com estas ações bem como com a circulação de informações sobre a prevenção e o combate, através de redes sociais, o número de ocorrências seja ainda menor do que o registrado em 2018. 

 

Todas as instituições de ensino, bem como ONGs, empresas públicas e privadas, podem agendar palestras ou atividades de educação ambiental sobre o tema “Queimadas Urbanas” pelo site ou telefone do DAAE https://www.daaeararaquara.com.br/agende-uma-atividade.html

email: uea@daaeararaquara.com.br

Telefone: (16) 99758 3245

registrado em: ,