Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Agosto / 20 / Conselho de Combate à Discriminação e ao Racismo empossa novos integrantes

Planejamento

Conselho de Combate à Discriminação e ao Racismo empossa novos integrantes

Posse foi realizada na sede do Centro Afro, na noite de segunda-feira (19); 22 pessoas fazem parte do Comcedir
foto01 Prefeito Edinho empossa integrantes do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo 19ago19 Tetê Viviani.jpg
 

Os 22 novos conselheiros do Comcedir (Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo) tomaram posse no Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”, na noite de segunda-feira (19), com presenças do prefeito Edinho, da vereadora Thainara Faria (PT) e de secretários e coordenadores municipais.

O conselho é formado por pessoas da sociedade civil e do poder público e tem a finalidade de elaborar e implementar políticas públicas sob a ótica racial, garantindo a igualdade de oportunidades e de direitos para a toda a população, sem distinção.

“É um conselho fundamental, ainda mais em um momento histórico de incertezas e retrocessos na sociedade. O tom das políticas públicas transformadoras deve sair do conselho, que possui uma imensa missão pela frente. Só a construção coletiva pode combater o racismo e o preconceito. Um bom mandato a todos os conselheiros”, afirmou o prefeito na solenidade.

A secretária de Planejamento e Participação Popular, Amanda Vizoná, disse que os desafios são grandes. “Somos um país racista e que mata a juventude negra. Temos muitos avanços a comemorar, mas ainda temos muita luta a ser feita. Esse conselho tem atuação fundamental”, disse Amanda.

Para o coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiz Fernando Costa de Andrade, o racismo é algo estrutural da sociedade e precisa ser combatido. “Esse trabalho de conscientização nós precisamos fazer. E quanto mais pessoas, mais facilidade de elaborar as políticas. Vamos fazer com que Araraquara trabalhe na contramão deste País com tantos problemas.”

A presidente do Comcedir e coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Rita de Cássia Ferreira, reforçou a necessidade do combate à discriminação e ao racismo. “Vamos nos reunir muito e discutir ações para esse objetivo”, lembrou.

Em nome da Câmara Municipal, a vereadora Thainara Faria (PT) citou o compromisso que todos os conselheiros devem ter com o trabalho. “Tragam resultados importantes para que o conselho daqui seja modelo para outras cidades”, opinou.

Ainda estiveram no evento a coordenadora de Direitos Humanos, Carolina Leão Marques, além dos conselheiros empossados.

registrado em: ,