Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Dezembro / 16 / "PHUÁ, LUZ e AMOR”: blocos carnavalescos se reúnem no dia 22 para celebrar as festividades de fim de ano

Cultura

"PHUÁ, LUZ e AMOR”: blocos carnavalescos se reúnem no dia 22 para celebrar as festividades de fim de ano

Concentração começa às 13 horas, em frente ao Palacete das Rosas, e segue com desfile pela Rua 9 de Julho até a Praça Santa Cruz
Phua Luz e Amor 2019.jpg


O encontro está marcado para celebrar o ano! Acontece no domingo, 22 de dezembro, o cortejo “PHUÁ, LUZ e AMOR” para celebrar as festividades de fim de ano, reunido três blocos carnavalescos da cidade: Petit PhUÁ, Cordão da Luz Divina e Bloco 3 é Amor.
A concentração é a partir das 13 horas, em frente ao Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, e segue com um desfile pela Rua 9 de Julho até a Praça Santa Cruz. A saída dos blocos acontece como uma prévia para o Carnaval 2020 e pretende reunir pessoas de todas as idades.
“A ideia é carnavalizar o fim de ano”, diz Weber Fonseca, produtor do evento. “É mais um convite para a população pertencer à sua cidade. Se estão todos nas ruas para possíveis compras... por que não estar na rua para celebrar?”, completa.
O nome do evento reúne os princípios de cada um dos blocos. PHUÁ, LUZ E AMOR inclui o nome dos três blocos e é, num segundo sentido, uma mensagem, algo que a gente deseja para um final de ano, começo de outro - que as pessoas tenham Phuá (festa), luz, caminhos, ideias, afetos e amor”, explica Kleber Fonseca, do Petit PhUÁ.
A arte do evento foi criada pela designer Marina Amaral e o estandarte produzido em parceria com a bailarina Dani Perez, ambas integrantes do Petit PhUÁ. Marina destaca que “o desafio foi fazer uma arte que reunisse a identidade dos três blocos. Então, trouxe a tipologia e a forma circular do Petit PhUÁ, o amarelo simbolizando a Luz do Cordão, e os corações do 3 é Amor”.
O cortejo será ao som de marchinhas e está sendo produzido pelo músico Alcides Cardoso que montou um conjunto de metais batizado de “A Banda do Bloco”. No repertório, além das marchinhas carnavalescas, tem frevo e marcha rancho.
A produção destaca que o traje do evento é democrático: roupas brancas, acessórios carnavalescos ou fantasias. “O importante é estar caracterizado pois esta é a alma da folia de carnaval”, adiantam os foliões.
Juliano Machado, do Cordão da Luz Divina, explica que “unir nossos objetivos de ocupação do espaço público com o Petit PhUÁ foi significativo no evento junino. Então, refazer a parceira nesta prévia de carnaval no fim do ano valoriza nosso projeto comum”.
Depois da festa junina “PhUÁ da Luz Junina“ produzida pelos blocos Petit PhUÁ e Cordão da Luz Divina, agora foi a vez de incorporar o Bloco 3 é Amor que estreou na ruas da cidade em 2019.
“O bloco surge da vontade de incorporar ao Carnaval em Araraquara seu espírito fundante: festivo, musical e misturado de elementos pagãos como os dos deuses Baco e Dionísio”, comenta uns dos organizadores, Yuri Sabino. “Acreditamos que o evento fortalece a cultura do Carnaval para 2020”, completa.
A programação é gratuita e conta com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. Vale lembrar que o Palacete das Rosas está localizado na Rua São Bento, 794, no Centro de Araraquara.

 

SERVIÇO:
Cortejo “PHUÁ, LUZ e AMOR”
Local: em frente ao Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)

Data: domingo (22 de dezembro)
Horário: 13 horas

Percurso: Rua 9 de Julho até a Praça Santa Cruz
Traje: roupas brancas, acessórios carnavalescos ou fantasias

Grátis

registrado em: ,