Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Fevereiro / 15 / Araraquara sai na frente com o centro especializado em autismo, diz Edinho

Obras

Araraquara sai na frente com o centro especializado em autismo, diz Edinho

Araraquara sai na frente com o centro especializado em autismo, diz Edinho Prefeito vistoriou as obras de implantação do novo serviço de atendimento, no Jardim Dom Pedro I, nesta sexta-feira (15)
foto 01 Prefeito vistoria obra no Centro de Referência do Austismo 15fev19 Tetê Viviani.jpg

 

 


O prefeito Edinho visitou nesta sexta-feira (15) as obras de implantação do Centro de Referência Municipal especializado no atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no Jardim Dom Pedro I, e destacou que a unidade será um marco nacional na luta pelos direitos das pessoas com esse transtorno.

“Segundo as entidades e associações, esse será o primeiro centro especializado do Brasil. Araraquara sai na frente. Nosso objetivo é que as pessoas que vivem com autismo possam ter avanço nos seus direitos. É mais uma obra importante e que vai trazer uma marca de cidadania, humanitária, para a nossa cidade”, declarou o prefeito.

A ordem de serviço para a implantação da unidade, em imóvel ao lado do Centro Especializado em Reabilitação “Dr. Eduardo Lauand”, foi assinada no último dia 26 de janeiro. O prédio, que chegou a abrigar um telecentro comunitário e está desocupado desde 2014, está passando por obras de reforma e ampliação, no valor de R$ 260 mil, com recursos do Ministério da Saúde.

O centro especializado em autismo irá assegurar um novo modelo para atendimento integrado e multidisciplinar aos autistas de Araraquara e da microrregião. Atualmente, são cerca de 60 pessoas com TEA em acompanhamento no Centro Especializado em Reabilitação.

A unidade terá salas de atendimento multiprofissional nas áreas de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e neurologia, contemplando consultórios para atendimento individual e em grupo, sala de reunião, recepção e banheiros. A previsão é de que a obra termine em seis meses.

 A construção desse serviço especializado atende demanda apresentada por familiares e entidades que trabalham com pessoas que vivem com autismo, acompanhada desde o início pelo vereador Roger Mendes (Progressistas). 


Caracterizado por dificuldades na socialização, na comunicação e no comportamento, o autismo é mais comum em meninos. A condição afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil.

 

registrado em: ,