Cultura
“Forasteiro da Liberdade”: dias 23 e 25 na Semana Luís Antonio

“Forasteiro da Liberdade”, espetáculo do Núcleo Menino Andante, estreia na Semana Luís Antonio Martinez Corrêa neste domingo, 23 de junho, às 18 horas, na Praça do Cecap.
O espetáculo, selecionado no edital “Fomento” da Semana Luís Antonio, apresenta a história de Pamela e do cigano Leonardo. Em uma viagem que para ela era sinônimo de liberdade, Pâmela conhece o cigano sem esperar que ele mudaria sua vida, mostrando o quanto de liberdade na realidade lhe falta.
Um encontro casual entre o dramaturgo Zé Guilherme com um jovem cigano errante, durante uma parada do ônibus no posto, onde dividiram um refrigerante, em uma viagem a São Paulo, foi mote para ser criada uma dramaturgia de ficção.
Em tempos de exaltação da violência, rixas políticas e grandes desavenças sociais, os temas desta criação são o afeto e a liberdade, a partir do encontro de culturas e costumes distintos. A personagem Pâmela tem as características de uma pessoa urbana civilizada e moderna, e Leonardo tem toda a volatilidade de uma alma, também urbana, porém nômade, e fora dos padrões modernos de tecnologia.
Ao público são propostas experiências ativas, colocando-o no lugar de descobridor, além de espectador, através da interação com objetos (cartas, fotos, tesouros emocionais) e meios audiovisuais.
O espetáculo é uma produção do Núcleo Menino Andante em parceria com os artistas Fabio Lucca, Larissa Mariano, Neila Dória, Pedro Paixão e Stéfani Romera, resultado do projeto Andantes contemplado no edital de Apoio à Produção Cultural em Teatro - 31ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa - Festival de Teatro. A classificação é para 12 anos.
“Forasteiro da Liberdade” terá reapresentação na terça-feira, 25 de junho, às 18h30, na Quadra da Casa da Cultura.
A Semana Luís Antonio é uma realização da Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart (Fundação de Arte e Cultura do Município) - em parceria com o Sesc-Araraquara, Sesi-Araraquara e Senac Araraquara. O evento recebe o apoio do governo federal por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Fundo Nacional da Cultura e Ministério da Cidadania (Secretaria Especial da Cultura).
A programação da Semana Luís Antonio pode ser acompanhada no site da Prefeitura de Araraquara e é toda gratuita.
Ficha técnica:
Dramaturgia e Direção Geral: Zé Guilherme
Direção de cenas: Fábio Lucca
Assistente de direção: Larissa Mariano
Elenco: Larissa Mariano, Neila Dória, Pedro Paixão, Stéfani Romera e
Zé Guilherme
Cenografia: Menino Andante, com o serralheiro Wilson Costa
Figurino: Menino Andante, com o estilista Guilherme Lobo e a costureira Iracema Cardoso Gomes
Preparação e criação em dança cigana: Valéria Pestana
Preparação e criação em dança urbana: Rafael Otoni
Produção: Menino Andante
Duração: 60 minutos
Recomendação etária: 12 anos
SERVIÇO:
Semana Luís Antonio Martinez Corrêa apresenta “Fomento”
Forasteiro da Liberdade”, espetáculo do Núcleo Menino Andante
*
Local: Praça do Cecap (Av. Domingos Ferrari Junior, 265-301)
Data: domingo (23 de junho)
Horário: 18 horas
*
Local: Quadra da Casa da Cultura (Av. Espanha, 485 - Centro)
Data: terça-feira (25 de junho)
Horário: 18h30
Grátis