Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Junho / 19 / Educação ambiental do DAAE finaliza atividades do 1º semestre

Notícias

Educação ambiental do DAAE finaliza atividades do 1º semestre

Alunos da Emef Waldemar Saffiotti visitaram, durante o projeto, a Nascente Modelo do Córrego da Água Branca, a ETA Fonte, a Estação de Tratamento de Esgotos e Acácia
64631324_2227715993943945_8631793442051063808_n.jpg

 


Finalizando o trabalho de Educação Ambiental do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizado neste primeiro semestre de 2019, junto às turmas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldemar Saffiotti e com a participação dos professores dessa unidade de ensino, foi realizada, nos dias 12, 18 e 19 de junho, as visitas monitoradas à Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos  e na Cooperativa Acácia. 

Capitaneados pelo técnico Valter Iost, a cooperada Queli e contando com a colaboração do técnico Leonardo de Araújo Neto, contando com a colaboração da agente educacional Mara e a professora de Português Sônia Camargo Faustino, os alunos das Turmas 9º A, B e C tiveram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos sobre o tratamento de resíduos. 

A cooperada Queli mostrou as fases do processo de reciclagem: a pré-triagem, a esteira, a prensagem do material (papelão, garrafas pet) e o seu encaminhamento. “A história da cooperativa Acácia, com as principais conquistas e o processo de crescimento dela dentro de Araraquara, foi contada aos alunos”, disse Iost.

Quanto ao tratamento de resíduos, foi mostrada a estação de transbordo de resíduos da saúde. “Após, foi esclarecido que o resíduo da saúde hoje é todo encaminhado para Jardinópolis. Em seguida, foi mostrado o transbordo de lixo domiciliar. Nesta fase, todo o lixo domiciliar, é enviado para Guatapará, já que o nosso aterro sanitário está desativado. Foi mostrado os dissipadores de gás e a lagoa de chorume. Em todos os processos, os alunos se mostraram bastante interessados e questionadores”, completou.

Durante este projeto, os alunos da Emef Waldemar Saffiotti tiveram a oportunidade de visitar quatro espaços educadores ambientais: Nascente Modelo do Córrego da Água Branca, ETA Fonte – Estação de Tratamento de Água, ETE Araraquara – Estação de Tratamento de Esgotos de Araraquara e ETRS e Cooperativa Acácia – Estação de Tratamento de Resíduos.

 

registrado em: