Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Maio / 02 / Daae adquire equipamento de ponta para mapear áreas de interesse ambiental

Urbano

Daae adquire equipamento de ponta para mapear áreas de interesse ambiental

Diretoria de Gestão Ambiental fará uso do equipamento para mapear áreas com risco de queimadas urbanas, de deposição irregular de resíduos, entre outros
ambiental_gps.jpg

 

 

A Diretoria de Gestão Ambiental do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE), adquiriu com recursos do Fundo Municipal para Desenvolvimento do Meio Ambiente um equipamento de ponta denominado Receptor GNSS (Global Navigation Satellite System), com coletor de dados GIS (Geographic Information System) ou SIG (Sistema de Informações Geográficas), modelo Spectra Precision MobileMapper 50, composto por receptor GNSS, coletor de dados e câmera digital, totalmente integrados, e também um Software de pós-processamento dos dados coletados. O equipamento e software tiveram um custo total de R$ 15.800,00.

O GNSS é um sistema que permite a localização geográfica de um ponto em qualquer parte do mundo, e engloba os sistemas de navegação atualmente disponíveis: GPS, GLONASS e, num futuro muito próximo, o Galileo. “Já o SIG ou GIS, é um sistema projetado para capturar, armazenar, manipular e apresentar todos os tipos de dados geográficos”, explicou o engenheiro Artur de Lima Osório, gerente de Fiscalização e Licenciamento Ambiental. 
A Diretoria de Gestão Ambiental fará uso do equipamento para mapear áreas de interesse ambiental. “São áreas de queimadas urbanas, de deposição irregular de resíduos, de preservação permanente, de acidentes ou intervenções ambientais e outras. Com isso, formaremos uma base de dados que poderão ser cruzados com outros já existentes ou a serem obtidos nas áreas de educação, saúde, habitação, defesa civil, trânsito, fauna, flora, dentre outros, que possam subsidiar o planejamento, a gestão e fiscalização ambiental municipal”, completou o gerente.

registrado em: ,