Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Maio / 10 / Reunião apresenta balanço positivo do PECA 2019

Saúde

Reunião apresenta balanço positivo do PECA 2019

Durante encontro em São Paulo, parceiros e responsáveis pelo programa elogiaram ações feitas na saúde em Araraquara
IMG_2767.JPG

 

 

 

Uma reunião realizada na quarta-feira (8), em São Paulo, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa (FCMSCSP), marcou o encerramento do PECA (Programa Expedições Científicas e Assistenciais) de 2019, com a participação de representantes de Araraquara, onde foram realizadas ações este ano e em 2018, e de Atibaia, que sediará o programa em 2020.

 Durante a reunião, foi exibido um vídeo sobre o mutirão do PECA realizado na região norte de Araraquara, entre 24 e 29 de janeiro, com cerca de 1500 atendimentos prestados a mais de 600 pessoas. As áreas de maior procura foram oftalmologia, ortopedia, psiquiatria e psicologia.

Segundo o diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Prof.Dr. Paulo Carrara, a experiência do PECA é marcante para os alunos, porque permite que eles se aproximem da realidade das pessoas atendidas.

A coordenadora da campanha de Atibaia, em 2020, Paola Kist, elogiou a gestão em Araraquara e incentivou a nova equipe sobre o desafio em um município de 150 mil habitantes em que o programa será apresentado pela primeira vez.

Vale destacar que o PECA foi desenvolvida em Araraquara em parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e a Santa Casa de Araraquara.

No total, foram atendidas 636 pessoas, em consultas e exames, numa média de 100 pessoas por dia. Ainda foram registrados 387 retornos para novas consultas, além de 70 ultrassons, 64 audiometrias (fonoaudiologia), 36 refrações (oftalmologia) e 15 visitas domiciliares.

 

Serviços

 

Através da parceria, os serviços de saúde foram prestados na EE Professora Maria Isabel Rodrigues Orso, no Jardim Selmi Dei. Também foram feitas atividades no NGA 3 (Núcleo de Gestão Assistencial) e no Centro Especializado em Reabilitação - CER.

Os atendimentos foram realizados por alunos da FCMSCSP e profissionais de saúde. A escola estadual abrigou as consultas em clínica médica, pediatria e hebiatria (cuidados com adolescentes), ginecologia e obstetrícia, ortopedia, fonoaudiologia, reabilitação (terapia ocupacional, fisiatria e fisioterapia), geriatria, odontologia, radiologia, psiquiatria, psicologia, oftalmologia, urologia, neurologia, endocrinologia, nutrição, Confad (Conflitos Familiares Difíceis) e otorrinolaringologia.

Já na Santa Casa de Araraquara foram realizadas 19 cirurgias eletivas de hernioplastia (para corrigir hérnias), vasectomias (esterilizações masculinas) e colecistectomias (retiradas da vesícula biliar).

A novidade este ano foi a inclusão da especialidade neurologia e das cirurgias de vasectomia. A Santa Casa de Araraquara foi palco de cirurgias de média complexidade para pacientes selecionados pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

Novas parcerias

 

“Manifestamos o agradecimento da população de Araraquara à FCMSCSP pelo PECA em 2018 e 2019. No nos candidatamos a próximas edições, quando for possível, e estamos já estudando novas parcerias e acordos”, afirma Edison Rodrigues Filho, coordenador executivo da Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara, que participou da reunião, nessa quarta, em São Paulo.

Outro participante, Adalberto Grifoni, também da Secretaria de Saúde de Araraquara, disse ter sido uma avaliação muito positiva em todos os sentidos. “As pessoas elogiaram o acolhimento, o cuidado, o carinho e a paciência dos profissionais para ouvir a todos, com humanização no atendimento”, destacou.

O PECA é realizado desde 2005 pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo objetivando promover a saúde por meio de atendimentos gratuitos em várias cidades do estado de São Paulo.

registrado em: ,