Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Maio / 10 / Território da Arte de Araraquara traz um mês de imersão nas Artes Visuais

Cultura

Território da Arte de Araraquara traz um mês de imersão nas Artes Visuais

Diversas exposições estão na Casa da Cultura, além do Museu Voluntários da Pátria; programação gratuita segue até 09 de junho
Territorio 2019 Abertura 1 foto Lucas Tannuri.jpeg

(Fotos: Lucas Tannuri)

 

Foi realizada nesta última quinta-feira, 09 de maio, a abertura da 16ª edição do Território da Arte de Araraquara. O evento na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa reuniu artistas, amigos e interessados nas Artes Visuais.

Com o tema “Conexões Possíveis”, esta edição presta uma homenagem ao ilustre artista plástico, poeta e professor araraquarense Sidney Rodrigues (1927-2018). Os filhos do artista marcaram presença na cerimônia e demonstraram-se bastante emocionados com o tributo.

Territorio 2019 Abertura 3 foto Lucas Tannuri.jpg

A secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli, acompanhou o lançamento do programa. Ela apontou que o Território é o mais expressivo evento de artes visuais de Araraquara. “Resistindo à fragilidade do tempo - neste momento em que a hiper-conectividade faz emergir, soberano, o produto tão consumível quanto descartável - o nosso Território já tem consolidada a sua importância no cenário local e regional”. Teresa agradeceu aos artistas que integram a mostra, pela generosidade em compartilhar suas obras.

Territorio 2019 Abertura 5 foto Lucas Tannuri.jpg

Gabriela Palombo, coordenadora da Secretaria Municipal da Cultura, lembrou que esta edição “trata das relações humanas e também com o meio em que a gente vive”.

A artista plástica Livia Martucci, curadora desta edição do Território, conta que foi feita uma conexão entre várias atividades, programações e ações “a fim de abordar percursos da visualidade que nos chegam costurados, por exemplo, com os ciclos de vida e a nossa história”.

Territorio 2019 Abertura 4 foto Lucas Tannuri.jpg

“Como a gente faz isso? Escolhendo artistas que podem representar estas relações nas exposições e ações artísticas. Então teremos na Casa da Cultura: um pequeno resgate da história do Território, trazendo os artistas que foram curadores das primeiras edições - Christophe Spoto e Evandro Nicolau. Eles fazem duas exposições individuais simultâneas, e junto nessa programação, estamos homenageando Sidney Rodrigues, artista da cidade”, explica a curadora.

De acordo com Lívia, será trabalhada também a temática da visualidade na maternidade e paternidade contemporânea. “É um desfaio na programação. Apresentaremos uma exposição com quatro artistas, Itaiana Battoni, Lucas Tannuri, Rodrigo Bueno e na ocasião, mostrarei meus trabalhos. Teremos assemblages, desenhos, ilustrações, fotografias, que representam a vida e obras antes e após sermos mães e pais”, aponta.

“A Itaiana, por exemplo, pinta barriga e faz desenhos, trabalhando com a maternidade no sentido da gestante. Temos também o Rodrigo Bueno, ilustrador que lançou o livro ‘Bebegrafia’ e ilustrou o primeiro ano das gêmeas dele, juntamente com outro autor que tinha um menino. E Lucas Tannuri que tem um trabalho maravilhoso de arte e inclusão. Então teremos histórias visuais da maternidade e paternidade, apresentando várias interpretações”, complementa a curadora.

“A programação está bem variada. Temos atividades voltadas para jovens e também para os maiores de 60 anos. Faremos o Seminário Conexões Possíveis: Arte Educação e Contemporaneidade, aberto para profissionais da Educação – tanto os da Arte, como os educadores como um todo, artistas e público em geral; também será realizado, no último dia da programação, o ‘Empório Território: arte a varejo’, criando uma mostra comercial para os artistas venderem suas obras”.

Territorio 2019 Abertura 2 foto Lucas Tannuri.jpeg

Vale destacar que na abertura foi realizada a mesa “Tradicionalidades e Contemporaneidades”, com a participação de Regina Carmona e os artistas Christophe Spoto, Dr. Evandro Nicolau, além do lançamento do mapa ilustrado “Araraquara de Sidney Rodrigues”, de Lucas Lima. Ainda, os músicos Jeff Zambon Scherrer, ao piano, e Kevin Pereira, no violoncelo, enalteceram o evento com a apresentação musical.

Toda a programação do Território da Arte de Araraquara é gratuita e pode ser conferida no site da Prefeitura de Araraquara, ou no evento criado na página do Facebook (XVI Território da Arte de Araraquara).

 

 

registrado em: ,