Trabalho
Feiras de produtos do campo fazem a diferença na cidade

As diversas feiras de hortifrutis de Araraquara, que oferecem diariamente produtos saudáveis com qualidade e preços justos, continuam sendo o grande diferencial da cidade.
Um desses exemplos é a Feira da Estação Ferroviária, realizada toda quinta-feira, das 15h às 20h, no pátio do Museu Ferroviário, por produtores do programa Agricultura Familiar.
Segundo a coordenadora executiva de Agricultura, ligada à Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Silvani Silva, adquirir produtos hortifrutis saudáveis diretamente do campo, com preços acessíveis e em horários alternativos, continua fazendo a diferença em Araraquara.
“Tudo isso, além da oportunidade para o consumidor apreciar a bela arquitetura da antiga Estação e do Museu Ferroviário, por exemplo, que junto com os produtos ainda oferece um bom pastel e música popular brasileira de boa qualidade”, enfatiza Silvani.
Vale reiterar que os hortifrutis produzidos nos assentamentos rurais de Araraquara são colhidos no próprio dia da feira e o consumidor ainda tem a vantagem de estabelecer um contato direto com o produtor.
Alternativas
Silvani Silva também destaca o papel do prefeito Edinho na realização das feiras em Araraquara. “Desde o primeiro mandato, em 2001, Edinho lançou a proposta das feiras dos agricultores, como a da Praça Pedro de Toledo (em 2002), tradicional de todas as manhãs de sábados e uma das mais consolidadas na cidade”.
Silvani ainda lembrou as feiras permanentes realizadas de segunda a sábado, no Terminal Central de Integração (TCI), e aquelas de manhã em algumas padarias da cidade, em parceria com o Sindicato da Panificação.
A relação das padarias e os horários dessas feiras podem ser conferidos no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br<http://www.araraquara.sp.gov.br>).
Feira do produtor
Também desde a semana passada, com apoio e parceria da Prefeitura, projeto do Senar, Sindicato Rural de Araraquara e Itesp oferece a Feira do Produtor do bairro Santa Clara, nas noites de segunda-feira, na Praça Álvaro Taniguchi.
O mesmo projeto engloba a feira do estacionamento da UPA Valle Verde, sempre às terças-feiras, das 16h às 20h. E neste mesmo horário, às sextas-feiras, em frente à Arena da Fonte.