Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Maio / 14 / Nova lei homenageia as funções de enfermeira obstetra e obstetriz

Saúde

Nova lei homenageia as funções de enfermeira obstetra e obstetriz

Prefeito Edinho sancionou projeto de lei do vereador Toninho do Mel (PT) que cria o dia municipal dessas duas profissões, a ser comemorado em 10 de maio
foto05 Prefeito Edinho sanciona Lei do Dia Municipal da Enfermeira Obstetra e Obstetriz do vereador Toninho do Mel 10maio19 Tetê Vivianil.jpg


Em solenidade na Maternidade Gota de Leite, na sexta-feira (10), o prefeito Edinho sancionou o projeto de lei do vereador Toninho do Mel (PT) que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município o Dia Municipal da Enfermeira Obstetra e da Obstetriz, a ser comemorado anualmente em 10 de maio.

O objetivo da lei é homenagear essas categorias profissionais que estão presentes em um dos momentos mais especiais da vida das mulheres: o parto.

“Que este dia seja de reflexão, para que não seja só mais uma lei. É o reconhecimento a uma função majoritariamente feminina e que muitas vezes sofre preconceito. É uma atividade essencial e que deve ser valorizada”, disse o prefeito Edinho no evento.

Para Toninho do Mel, essa função merece muito respeito. “Todo mundo, um dia, passou pela mão de vocês. É um trabalho muito importante. Eu fico feliz e muito emocionado em prestar essa homenagem”, declarou o vereador.

A secretária de Saúde, Eliana Honain, que é enfermeira de formação, lembrou que maio é o mês da enfermagem. “Somos nós que compreendemos o momento daquela outra mulher. É um momento muito especial. A minha homenagem a todos vocês e o reconhecimento”, afirmou.

Diretora-executiva da FunGota, Lúcia Ortiz agradeceu ao vereador pela sensibilidade. “Sua iniciativa contribui para a construção de uma sociedade mais afetiva e solidária”, destacou.

O evento foi realizado no novo espaço “Cantinho Vovó Mocinha”, que fica na sede administrativa da Fungota. Por isso, a neta da Vovó Mocinha (Irene Siqueira Alves) e filha do Dr. Eduardo Lauand, Teresa Nazira Lauand Caraccio, e outros familiares participaram da solenidade. “Essa homenagem é o reconhecimento e o carinho que a maternidade tem pela sua família”, declarou Lúcia Ortiz.

Ainda estiveram no evento a chefe da Obstetrícia da Maternidade Gota de Leite, Natália Mazzi, além de enfermeiras obstetras e obstetrizes da maternidade.

Referência

A Maternidade Gota de Leite é referência em partos de baixo risco para os oito municípios da região central do DRS III (Departamento Regional de Saúde): Trabiju, Boa Esperança do Sul, Gavião Peixoto, Américo Brasiliense, Santa Lúcia, Rincão, Motuca e Araraquara. Além disso, também é referência em partos de alto risco para esses oito municípios e para outras cidades da região centro-oeste do DRS III, como Borborema, Itápolis, Ibitinga, Nova Europa e Tabatinga.

Somente até o início de maio, a Gota de Leite realizou 820 partos. No ano passado, foram 2.121 nascimentos na maternidade araraquarense.
registrado em: ,