Social
Edinho enaltece liderança do bispo Dom Paulo Cezar, novo cidadão araraquarense

O bispo da Diocese de São Carlos da Igreja Católica Apostólica Romana, Dom Paulo Cezar Costa, recebeu o título de Cidadão Araraquarense em sessão solene na Câmara Municipal, na noite de sexta-feira (17). A homenagem foi proposta pelo vereador Elias Chediek (MDB).
Presente na solenidade, o prefeito Edinho enalteceu a trajetória do bispo na Igreja Católica e sua liderança à frente da Diocese de São Carlos. “Eu fiquei muito feliz quando Dom Paulo Cezar assumiu a Diocese, em 2016, e surpreso positivamente pela forma com que ele lidera e evangeliza a Igreja na nossa região. A sua liderança é um diferencial”, disse o prefeito.
“É um líder religioso que se preocupa com os mais necessitados, com os excluídos. Que, por exemplo, atendeu o nosso convite e participou do café da manhã com a população em situação de rua, às vésperas de um dia de Natal em 2017, comprometeu-se a estar todos os anos e assim fez em 2018. Por isso e por toda sua trajetória humana e religiosa, é uma justíssima homenagem”, declarou Edinho.
Elias Chediek elogiou a gestão de Paulo Cezar na Diocese e sua postura humana. “Pessoas como o senhor, Dom Paulo Cezar, nos fazem enxergar a dimensão da bondade humana e a importância que devemos dar a todos os seres vivos e seres humanos, sem distinção, como Cristo nos ensinou”, disse o autor da homenagem.
Para o presidente da Câmara, Tenente Santana (MDB), Dom Paulo se faz presente na vida das pessoas e leva em frente sua missão evangelizadora. “Temos a certeza de que a escolha do bispo Dom Paulo para dirigir a Diocese de São Carlos foi muito acertada. Devemos agradecê-lo e parabenizá-lo. Parabéns ao nosso novo cidadão araraquarense”, afirmou o parlamentar.
Por sua vez, Dom Paulo Cezar agradeceu a todos pela homenagem e reforçou a importância do diálogo e das instituições, citando o momento democrático brasileiro.
“A Igreja tem uma visão elevada da vida política. E uma sociedade democrática não vive sem bons políticos. A realização do bem comum exige a capacidade do diálogo. É preciso valorizar as instituições. É através do diálogo que a sociedade cresce”, analisou o bispo.
“Agradeço a esta Casa pelo reconhecimento do meu trabalho. Há um grande caminho ainda pela frente a ser construído. Este título recebido me compromete ainda mais com meu trabalho religioso e civil com Araraquara. Quero uma Igreja que dialogue, cumpra seu papel social e busque o bem comum”, concluiu.
Ainda estiveram presentes na sessão solene os vereadores Paulo Landim (PT), Roger Mendes (Progressistas), Juliana Damus (Progressistas), Rafael de Angeli (PSDB) e Jeferson Yashuda (PSDB); o vigário episcopal do Vicariato de São Bento, padre Cristian Capelatto, e outros padres, diáconos, seminaristas e lideranças religiosas; o prefeito de Américo Brasiliense, Dirceu Pano (PSDB); entre outras autoridades.
História
Nascido em Valença (RJ), em 1967, Paulo Cezar Costa é formado em Filosofia (Seminário Nossa Senhora do Amor Divino, em Petrópolis) e Teologia (Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro), com mestrado em doutorado em Teologia Sistemática na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, na Itália.
Paulo Cezar recebeu a ordenação sacerdotal em 1992 e foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião, no Rio de Janeiro, em 2010, e bispo em 2011.
Em junho de 2016, o Papa Francisco escolheu Dom Paulo Cezar Costa como o sétimo bispo da Diocese de São Carlos, tendo sob sua administração 124 paróquias em 29 municípios da região.