Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Maio / 20 / Terça-feira (21) é dia de visita guiada pelo MIS – Museu da Imagem e do Som

Cultura

Terça-feira (21) é dia de visita guiada pelo MIS – Museu da Imagem e do Som

O MIS registra e preserva o passado e o presente das manifestações ligadas às áreas de música, cinema, fotografia e artes gráficas
Exp_Poesia_2016_mar.JPG

 

Nesta terça-feira, 21 de maio, a Semana dos Museus e do Patrimônio, realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, apresenta uma visita guiada pelo MIS – Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari, localizado na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa. É o programa “Hoje é dia de...”, que segue até sexta-feira, com visitas pelos museus da cidade.

O Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari foi inaugurado no dia 4 de julho de 2007, na Casa da Cultura Luís Antônio Martinez Corrêa. A escolha do nome do Maestro José Tescari para patrono do Museu foi uma justa homenagem a um grande músico nascido na Itália, que fez história em Araraquara na primeira metade do século passado.

Tescari compôs mais de 300 obras musicais. Em Araraquara, ministrou aulas de música, tocou no cinema à época dos filmes mudos, criou grupos musicais, atuou como mestre-de-capela em igrejas fundou a Sociedade São Vicente de Paula e o Conservatório Dramático e Musical, entre outros feitos.

O MIS é formado por três salas. A sala administrativa, onde é feito o primeiro atendimento ao público, a discoteca que recebe o nome de Joffre David, que foi um importante produtor musical da Rádio Cultura de Araraquara e a sala de áudio e vídeo Walter Falcoski ex-ferroviário que se tornou professor de violão em Araraquara.

O museu tem como principal objetivo registrar e preservar o passado e o presente das manifestações ligadas às áreas de música, cinema, fotografia e artes gráficas. Entre os princípios que orientam a criação do MIS - Araraquara está: a preservação do patrimônio histórico, cultural e da memória locais; a acessibilidade e a inclusão social; e o fortalecimento do turismo regional. O resultado previsto é a garantia da permanência destes materiais no município, de maneira incisiva no processo de fundir a importância dos acervos e de seus respectivos estudos e produção de conhecimento, junto à população regional, contribuindo para a sua preservação e valorização cultural.

O acervo do MIS teve início com os acervos audiovisuais existentes nos espaços como o Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, a Discoteca Jofre David, o Arquivo Público Histórico Rodolpho Telarolli e a Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade.

A Rádio Cultura de Araraquara foi a principal responsável pela doação de 55 mil dos 70 mil discos que formam o acervo do município Cerca de 8.000 fotos digitalizadas consideradas históricas, estão disponíveis para a pesquisa do público pelo computador.

Estudantes, pesquisadores e a própria população são os principais beneficiados, podendo usufruir desse conhecimento, participando da valorização e do processo dos aspectos sócio-culturais na história e da memória não apenas regional como também nacional.

O museu funciona na Casa da Cultura, ao lado da Câmara Municipal, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h e o telefone é 3322-9708.

O roteiro do “Hoje é dia de...” implica ainda as seguintes visitações: Museu do Futebol e dos Esportes (dia 22), MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia (dia 23). A última visita do “Hoje é dia de...” será no dia 24 de maio, data de aniversário dos 49 anos do Museu Histórico e, por isso, a visita guiada estará no museu da Praça Pedro de Toledo. Lembrando que o Museu Histórico Voluntários da Pátria foi aberto ao público em 24 de maio de 1970.

A programação do “Hoje é dia de...” é gratuita, tem início sempre às 14h, e não há necessidade de inscrição prévia. O MIS está localizado na Rua São Bento, 909, no Centro de Araraquara.

 

Programação da Semana dos Museus e do Patrimônio:

 

  • 21/05:

- 14 às 16h: Hoje é Dia de MIS - Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari (visita guiada)

Local: Rua São Bento, 909 – Centro, anexo à Casa da Cultura

 

  • 22/05:

- 9h às 11h: Mapa Afetivo

Local: Praça Santa Cruz

- 14 às 16h: Hoje é Dia de Museu do Futebol e dos Esportes (visita guiada)

Local: Rua Mauro Pinheiro, s/nº, anexo à Arena da Fonte Luminosa 

 

  • 23/05:

- 14 às 16h: Hoje é Dia de MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia (visita guiada)

Local: Rua Voluntários da Pátria, esquina com Av. Portugal - Centro

 

  • 24/05: Dia de Aniversário do Museu Histórico (1970)

- 14 às 16h: Hoje é Dia de Museu Histórico Voluntários da Pátria (visita guiada)

Local: Praça Pedro de Toledo, s/nº - Centro

 

Programação gratuita

 

registrado em: ,