Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Maio / 24 / Confira roteiro cultural gratuito para o final de semana

Notícias

Confira roteiro cultural gratuito para o final de semana

O Coletivo Ocupeacidade (foto) é um dos destaques da programação, com oficina de intervenção urbana no sábado e domingo, na Casa da Cultura e Teatro Wallace, das 14 às 18h
Ocupeacidade.jpg

“O que fazer no final de semana?” - a pergunta que ronda muita gente no final de semana, ganha uma ajudinha extra da Secretaria Municipal de Comunicação, com um roteiro que apresenta os eventos realizados ou que recebem o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. Todas as atividades são gratuitas e abertas aos interessados.

 

Sábado – A programação do sábado, 25 de maio, começa com a sugestão de uma visita pela Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa. Diversas exposições do Território da Arte de Araraquara podem ser conferidas no espaço, como: a coletiva “Tradicionalidades e Contemporaneidades”, de Christophe Spoto e Evandro Nicolau; a Sala Especial Acervos Públicos Sidney Rodrigues; “Olhares Musicais”, de Vitor Hugo Petroso; “Cidadão Cotidiano - a arte da estória”, de Luís Henrique Sniffo; “Input- seu corpo, seu click, sua arte” de Alex Lima e também a exibição de “Anamnese”, de Jonathan Augusto.

A programação do Território da Arte apresenta ainda exposições em outros espaços: no Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria está “Algumas faces de Otavalo”, de Fábio Martins; e na Biblioteca Municipal Mário de Andrade: “Visualidades na/para/da/com a Maternidade e Paternidade Contemporâneas”, com obras de Itaiana Battoni, Rodrigo Bueno, Lucas Tannuri e Lívia Dotto Martucci.

Vale destacar que é possível realizar visitas guiadas pelas exposições, com a equipe do Programa Educativo  que acompanha o Território da Arte, sendo que os interessados devem se inscrever pelo email educativoterritorioararaquara@gmail.com.

No sábado ainda, o Território da Arte realiza o “Guia da Especulação Imaginária”, com o Coletivo Ocupeacidade (com continuidade no domingo), das 14h às 18h, no Teatro Wallace Leal. O Ocupeacidade trabalha a intervenção urbana em espaços nas redondezas os participantes criam a partir de sua interação com a cidade. São duas ações que acontecerão no Território: “Deriva” (sábado, dia 25) e “Construção Coletiva de Monumentos Temporários” (domingo, dia 26). Inscrições abertas pelo email territorioararaquara@gmail.com, ou no evento criado no Facebook.

Para a noite, a dica é a Semana do Sapateado, que se encerra com a Mostra das Academias e a apresentação do espetáculo “Nós”, a partir das 19 horas, na Praça Pedro de Toledo. “Nós” chega com o grupo Tap New Generation, que reúne sapateadores de diversos Estados do Brasil e, juntos, desenvolvem “a arte do sapateado sem fronteiras”.

Ainda, um show de rock com a banda Simpsons of the Universe - na Praça das Bandeiras, às 21 horas – está na programação que finaliza as atividades do sábado.

 

Domingo – O tradicional Encontro Sertanejo – que acontece sempre no último domingo do mês na Praça das Bandeiras – abre a agenda da manhã do domingo, com início às 11 horas.

Depois, das 12h às 18h, será realizada a segunda parte da oficina “Guia da Especulação Imaginária - Construção Coletiva de Monumentos Temporários”, com continuidade no Teatro Wallace Leal.

 

Domingo é dia de Choro das Águas, na Praça do Daae-Fonte Luminosa. O programa reúne artistas da cidade, atores e feira de artesanato a partir das 16 horas. Este domingo estará especial com a DJ Roze, do Coletivo Tocaya, apresentando música brasileira, com grandes intérpretes e compositoras da cultura brasileira. Também, os contadores de história Eleonora Ducerisier e Tiago Rosin, apresentam uma versão de “O Gato de Botas” na abertura do evento, às 16h.

A Praça das Bandeiras recebe mais uma edição da Feira do Pôr do Sol no domingo à tarde, a partir das 17 horas: serão mais de 30 artesãos da cidade e região, além de som ambiente com DJ Sam e show ao vivo com a cantora Carol Mancini.

Vale lembrar que nas “Notícias” do site da Prefeitura de Araraquara estão disponíveis diversas matérias sobre esta programação. Mais informações: www.araraquara.sp.gov.br.

 

Horários de visitação:

- Biblioteca Municipal Mario de Andrade: de segunda à sexta-feira: das 8h às 19h50; aos sábados, das 9h às 11h50

- Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa: de segunda à sexta-feira: das 9h15 às 20h45; aos sábados, das 9h15 às 12h45

- Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria: de segunda à sexta-feira: das 9 às 17h; aos sábados, das 9h30 às 12h

 

Dicas culturais gratuitas para o final de semana:

 

  • 25/05 – Sábado

9h15: “Input- seu corpo, seu click, sua arte”, de Alex Lima (Território da Arte de Araraquara) - Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa

12h às 18h: “Guia da Especulação Imaginária”, com Coletivo Ocupeacidade (SP) - Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa e Teatro Wallace Leal

19h: Semana do Sapateado - Mostra das Academias + espetáculo “Nós” – Praça Pedro de Toledo

21h: Show com Simpsons of the Universe – Praça das Bandeiras

 

  • 26/05 – Domingo

11h: Encontro Sertanejo – Praça das Bandeiras

12h às 18h: “Guia da Especulação Imaginária”, com Coletivo Ocupeacidade (SP) Território da Arte de Araraquara - Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa e Teatro Wallace Leal

16h: Choro das Águas – Praça do Daae

17h: Feira do Pôr do Sol – Praça das Bandeiras

19h: Carol Mancini & SambaZinho + Cultural GameZinho – Praça das Bandeiras

 

Programação gratuita

 

registrado em: ,