Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Novembro / 21 / Edinho acompanha programação do Dia da Consciência Negra e dos Orixás

Planejamento

Edinho acompanha programação do Dia da Consciência Negra e dos Orixás

Atividades políticas e culturais marcaram o dia de reflexão por uma sociedade mais justa e igualitária
Consciencia Negra 1 foto Tete Viviani.jpeg

 

O Dia Municipal da Consciência Negra e dos Orixás, no feriado da última quarta-feira, 20 de novembro, mesmo com o tempo incerto e as ameaças de chuva, teve sua programação realizada na região da Fonte Luminosa. O prefeito Edinho Silva acompanhou a programação gratuita e disse apostar em uma sociedade mais justa e sem preconceitos.

“Vivemos em um ambiente de intolerância, ódio e agressividade. Nós temos que fazer uma reflexão profunda das nossas vitórias, mas são inegáveis os riscos dos retrocessos que estamos vivendo e as necessidades de muitas vitórias”, apontou Edinho. “Que Araraquara possa ‘nadar contra a corrente’ e sinalizar uma agenda de avanços e conquistas, em busca de uma sociedade mais justa, humana e sem preconceitos. Uma sociedade igualitária”, defendeu o prefeito.

Um ato político-cultural e a concentração para a Marcha da Consciência Negra abriram a programação no período da tarde, na Praça do Daae, na Fonte Luminosa. O grupo Conversa de Botequim participou das atividades com um show que resgatou o samba tradicional.

Durante o ato, o prefeito agradeceu a presença dos vereadores Paulo Landim (PT) e Toninho do Mel (PT); da secretária de Planejamento e Participação Popular, Amanda Vizoná; do coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiz Fernando Costa de Andrade; da presidente do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo (Comcedir), Rita de Cássia Ferreira; entre outros secretários, coordenadores e gestores.

O público também acompanhou a apresentação do grupo de teatro EXUperimental, que propôs a reflexão sobre o preconceito sofrido pelas religiões de matrizes africanas.

Na sequência, a Marcha da Consciência Negra saiu em direção ao Gigantão, com animação da banda de maracatu, Sementes Crioulas da Zona Norte, comandada pelo mestre Jorge Rufino.

Depois, o show em referência ao Dia Municipal da Consciência Negra e dos Orixás, ao lado do Ginásio de Esportes Gigantão, trouxa e apresentação do Grupo Rá-Isis, com o show Filhos de Orun, seguido pela apresentação do astro do samba Jorge Aragão, com as histórias de uma vida musical para contar. Em seus 70 anos, Jorge Aragão deu aos araraquarenses seu melhor presente: sua música alto-astral.

Vale lembrar que a programação completa do Mês da Consciência Negra, que tem como tema “Resistir é preciso!”, segue com atividades até o início de dezembro e pode ser conferida no site da Prefeitura de Araraquara.

 

Confira algumas imagens do 20 de novembro (fotos: Tetê Viviani):

 

Consciencia Negra 5 foto Tete Viviani.jpeg

 

Consciencia Negra 4 foto Tete Viviani.jpeg

 

Consciencia Negra 7 foto Tete Viviani.jpeg

 

Consciencia Negra 6 foto Tete Viviani.jpeg

 

Consciencia Negra 8 foto Tete Viviani.jpeg

 

Consciencia Negra 9 foto Tete Viviani.jpeg

 

Consciencia Negra 10 foto Tete Viviani.jpeg

 

Consciencia Negra 11 foto Tete Viviani.jpeg

 

Consciencia Negra 12 foto Tete Viviani.jpeg

 

Consciencia Negra 13 foto Tete Viviani.jpeg

 

Consciencia Negra 14 foto Tete Viviani.jpeg

 

 

 

 

registrado em: , ,