Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Setembro / 24 / Depressão e suicídio são temas de palestra no Daae

Saúde

Depressão e suicídio são temas de palestra no Daae

A palestrante e psicóloga Bruna Vicentini Braga, que atua em Araraquara, pontuou os principais sinais da depressão que podem levar ao suicídio
70945229_2396094443772765_5608928212823310336_n.jpg

 

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Daae – CIPA, em parceira com a gerência de Recursos Humanos, apresentou na tarde da última segunda (23/09), a palestra “Depressão e Prevenção ao Suicídio”. O tema faz parte da campanha Setembro Amarelo, criada em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

A palestrante e psicóloga Bruna Vicentini Braga, que atua em Araraquara, pontuou os principais sinais da depressão que podem levar ao suicídio. “90% dos casos e tentativas de suicídio são de pessoas com transtornos psicológicos. Isso precisa ser tratado sem preconceito, com psicoterapia e tratamento médico. O apoio familiar também é fundamental”, disse Bruna. A psicóloga ainda falou sobre a importância dos trabalhos realizados pela rede pública de saúde e pelo CVV.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas, o que indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.

A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade.

registrado em: ,